O Festival Jiya regressa ao Museu do Oriente, nos dias 7 e 8 de Outubro, para mostrar as artes performativas indianas, com enfoque na dança clássica, através de um espectáculo de dança Odissi e uma conferência.
No sábado, dia 8, às 19.00, quatro bailarinas de culturas distintas que se dedicam a explorar as artes espirituais indianas, reúnem-se para co-criar uma performance ritual que demonstra a resiliência, a beleza e o poder do feminino. “Shakti – o sagrado feminino através da dança clássica na Índia”, representa uma homenagem às mulheres de todo o mundo, fundindo a dança clássica Odissi com composições originais e inovadoras.
A antecipar esta apresentação, a conferência “O culto da deusa em Orissa”, no dia 7 de Outubro, às 17.00, aborda as origens da dança Odissi, desde o tantra praticado no Templo de Jagannatha Puri, em Orissa, por um grupo de mulheres designadas por Maharis, consideradas encarnações da Deusa na Terra, até à sua forma clássica e contemporânea. Protagonizada pelas bailarinas Chantelle Gomez e Revital Carroll, a palestra pretende aprofundar a cultura da Deusa e as suas representações na dança, no canto e na música sagrada, praticadas pelas Maharis. Esta conferência é de entrada gratuita.
Espectáculo
“Shakti – o sagrado feminino através da dança clássica na Índia”
Festival Jiya
8 Outubro, sábado
19.00
Auditório - Museu do Oriente
Duração: 75’ sem intervalo
M/ 6 anos
Preço: 12,5 €
Conferência “O culto da deusa em Orissa, Índia”
Festival Jiya
7 Outubro, sexta-feira
17.00
Sala Beijing - Museu do Oriente
Duração: 120’ sem intervalo
Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia