segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Pensar menos, pensar melhor




Moshe Bar combina neurociência, psicologia, filosofia e meditação para explicar o funcionamento do cérebro e dos pensamentos. Não se cingindo apenas a dados científicos, as experiências de vida do autor são essenciais neste livro que transmite conhecimento de forma divertida. 

Por forma a tirar partido da divagação mental o ideal é compreender quando e como a mente começa a divagar e assim desenvolver a capacidade de melhorar o controlo dessa atividade, ou seja, conseguir orientar a mente para o rumo pretendido. 

O ser humano tem tendência para utilizar a divagação mental na rememoração e na criação de previsões, deixando à divagação mais abrangente e exploratória um papel secundário. No entanto, todos estes estados são essenciais para o êxito e bem-estar. A chave é invocar o estado mental mais adequado a cada situação, colhendo os benefícios da melhoria do humor e do aumento da criatividade. 

Os pensamentos são os pilares da nossa vida mental bem como da divagação mental. Eles são a tradução do nosso mundo interior para a mente consciente. Assim, é necessário encarar a divagação com naturalidade, tomar consciência dela e perceber que, mesmo parecendo incómoda ou inoportuna, de um modo geral tem um objetivo. 

«Uma teoria original, provocadora e fascinante de um dos neurocientistas de topo sobre o porquê da nossa divagação mental – e sobre a maneira como podemos alterar a sua trajetória para sermos mais felizes e mais criativos.» Daniel Gilbert, Universidade de Harvard.

Este livro estará disponível nas livrarias a partir do dia 6 de outubro.

Sobre o Autor

Moshe Bar é doutorado em neurociência cognitiva pela Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. Foi diretor do Cognitive Neuroscience Lab da Harvard Medical School e do Massachusetts General Hospital. Recebeu numerosos prémios e distinções pela sua notável investigação e feitos académicos, entre os quais o prestigioso 21st Century Science Initiative Award da McDonnell Foundation, e o Hebb Award da International Neural Networks Society. Chefiou o Gonda Multidisciplinary Brain Research Center na Universidade Bar-Ilan, em Israel.