sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Estórias por trás da História: Venezuela



A Casa das Letras edita a 13 de setembro, “Estórias por trás da História: Venezuela”, do jornalista Hélder Silva e do repórter de imagem David Araújo, livro onde os enviados especiais da RTP contam como conseguiram entrar na Venezuela praticamente fechada à imprensa estrangeira, em fevereiro de 2019, numa aventura que se estendeu à savana colombiana e ao estado do Amazonas, onde vigora a lei da bala imposta pelo Exército de Libertação Nacional, composto por dissidentes das FARC. 

Recolheram testemunhos impressionantes de mulheres que vendem o próprio cabelo para comprarem bens de primeira necessidade; de pessoas às portas da morte sem acesso a medicamentos que lhes poderiam salvar a vida; de crianças que fazem apenas uma refeição por dia em Petare, em Caracas, na maior favela da América Latina; e ouviram o relato de um dos líderes dos coletivos, os grupos paramilitares fiéis ao regime de Nicolás Maduro, que, a meio da entrevista, puxou de uma faca de guerra.

Este livro conta como, poucos dias depois de terem chegado a Caracas, os autores conseguiram entrevistar Juan Guaidó, o homem que grande parte do mundo reconheceu como presidente interino da Venezuela em 2019. E não termina sem um relato detalhado dos momentos de maior terror que viveram na fronteira da Venezuela com a Colômbia, onde, a 23 de fevereiro desse ano, os militares «bolivarianos» impediram a entrada de ajuda humanitária disparando sobre civis que tentavam levar comida, roupa e medicamentos para território venezuelano. David Araújo, inclusive, acabou por ser sequestrado pelos coletivos. 

Sobre o Autor

Hélder Silva nasceu em Guimarães em 1975. Mas vive em Vizela desde os primeiros meses de idade. Apaixonou-se pelo jornalismo aos 15 anos e procurou formação superior. É licenciado pela Escola Superior de Jornalismo do Porto e jornalista da RTP desde 1997. Em 2002 começou a apresentar o «Jornal da Tarde» e ao serviço da RTP foi enviado especial a cenários de guerra, atentados, desastres naturais e acontecimentos de dimensão nacional e mundial. Em 2022 esteve na Ucrânia, durante a invasão russa, onde recolheu testemunhos de terror em Kiev, Lviv, Bucha, Irpin, Borodianka, Zaporizhzhya e noutras zonas atacadas.

David Araújo, jornalista/repórter de imagem da RTP desde 2004, nasceu em Mondim de Basto em 1978 e é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Pela lente da sua câmara passaram conflitos político-sociais, momentos de tensão, rostos da História e das «estórias» que acompanhou para a informação diária ou para grandes reportagens, sempre na RTP. Recentemente, em 2022, esteve na Ucrânia, onde acompanhou o início da invasão russa e o avanço da guerra. Foi enviado especial a Angola, ao Brasil, à China, aos EUA, a Israel, a Moçambique, à Turquia, à Venezuela, entre muitos outros países. No seu percurso profissional recebeu vários prémios.