segunda-feira, 12 de setembro de 2022

A história secreta dos contos de fadas e dos seus autores



Quem contou as histórias? Quem as escreveu? Quem colecionou os contos que alimentaram a imaginação da nossa infância? E o que o levou essas pessoas a refinar histórias do seu modo particular?
 
Nicholas Jubber, premiado escritor de viagens, traz-nos uma investigação aprofundada que pretende responder a estas e outras perguntas, ao mesmo tempo que revela a vida dos sonhadores que criaram os nossos mais acarinhados contos de fadas, em Os Contadores de Histórias.

«Terror, beleza ou algo no meio? Uma das lições menos agradáveis que encontramos nos contos de fadas tradicionais é a de que a consequência da curiosidade (especialmente a de jovens mulheres) é muitas vezes um castigo e não uma recompensa. Mas se houver qualquer coisa que nos puxe, descobriremos que é tremendamente difícil resistir: o caminho atrai-nos tanto como as luzes brilhantes atraem a Pequena Sereia, como a entrada da gruta tenta o Ali Babá, como as asas em chamas do Pássaro de Fogo impelem o herói russo, o Príncipe Ivan. E não há grande coisa que alguém possa fazer para travar essa atração.»

Pleno de aventura, tragédia e magia do mundo real, este livro encantado revela as vidas mais estranhas por detrás dos contos mais singulares. Já nas livrarias.

Sobre o Autor

Nicholas Jubber é um premiado escritor de viagens. As suas incursões levaram-no até às terras altas da Etiópia, às planícies afegãs e ao coração do Sara. Fascinado pela história e pela sua relação com o presente, explora ligações – e ligações erradas – ao longo dos séculos. Em Os Contadores de Histórias, este fascínio leva-o de Caxemira à Lapónia para descobrir a história secreta por detrás de alguns dos contos mais amados do mundo, bem como de diversos contos de fadas há muito esquecidos. Foi selecionado três vezes para o prestigiado prémio Stanford Dolman e tem dado palestras em grandes festivais literários.