quinta-feira, 15 de setembro de 2022

“Retrato” é a nova exposição da Galeria Beltrão Coelho



A Galeria Beltrão Coelho já inaugurou a nova exposição “Retrato”, um projeto artístico que junta o pintor Gilberto Gaspar e o escultor/ceramista José Henrique Prado.

A exposição tem como objetivo despertar consciências e reflexões sobre a vida, ao mesmo tempo que pretende originar momentos de instrospeção.

“A coexistência dos binómios antagónicos real/sonho, realidade objetiva/subjetiva, a dúvida entre “ser ou não ser” está patente nas obras. Esta exposição quer colocar questões, pretende que o espectador tome parte ativa na interpretação da obra e da vida. Não é intenção dar respostas”, refere o pintor Gilberto Gaspar sobre o projeto em conjunto com José Henrique Prado.

Nascido em Lisboa, em 1964, o pintor começou a expor os seus trabalhos na década de 90, sendo que nos últimos quatro anos teve 16 obras expostas, tanto em nome coletivo como individual, um pouco por todo o país.

Já José Henrique Prado, também natural de Lisboa, está ligado à área da cultura, das artes e teatro desde 1976, tendo trabalhado com diversos mestres ceramistas dos quais se destacam Alberto Bustos, Alexandra Silva, Catarina Nunes, Inês Diana Salgado, Maria Helena Brízido, Maria João Ribeiro, Nadine Géniou, Ricardo Lopes e Rute Marcão.

Representado na coleção particular da ex-primeira dama de Portugal (2006-2016), Dr.ª Maria Cavaco Silva, em 2022, participou em exposições coletivas, tais como “10 Anos Metizártis”- Rodyner Gallery, Cascais, e “All you need is Art “(Festival de Arte), Cordoaria Nacional, Lisboa. A última apresentação em nome individual deu-se em 2019, na exposição “Talking to you”, Espaço Manchas de Tinta, Lisboa.

A Galeria Beltrão Coelho foi criada com o intuito de promover e auxiliar o progresso da arte em todas as suas manifestações, entre elas, pintura, escultura, design, ilustração, cerâmica, fotografia, entre outros e defender os interesses dos artistas, proporcionando condições favoráveis para exporem os seus trabalhos sem contrapartidas.