quinta-feira, 15 de setembro de 2022

O Novo Território Selvagem



O Novo Território Selvagem, romance de estreia de Diane Cook através do qual a autora apresenta uma visão distópica do mundo, explora, por um lado, o desdém do ser humano pela natureza e, por outro, a imensidão do amor de uma mãe. As alterações climáticas, tema que sobrevoa todo o romance, deram origem, como todas as inquietações humanas, a um subgénero literário próprio – este romance, elogiado em todas as suas dimensões, é um exemplo bem-sucedido. O Novo Território Selvagem, finalista do Booker Prize de 2020, já se encontra disponível nas livrarias.

Sinopse

Agnes, a filha de cinco anos de Bea, definha lentamente debaixo de um manto de smog e da poluição generalizadade uma metrópole hiperdesenvolvida que a maioria da população agora chama casa. Permanecer na cidade será o fim de Agnes, pelo que resta apenas uma solução: o Estado Selvagem, o último resquício de terra intocada e protegida interdita a humanos. Até agora. Bea, Agnes e outras dezoito pessoas voluntariam-se para habitar este Estado Selvagem; qual ratos numa experiência, o objetivo é perceber se os seres humanos conseguem coexistir com a natureza sem a destruir.

Enquanto caçadores-recolectores nómadas, aprendem lenta e dolorosamente a sobreviver num território perigoso e imprevisível, lutando conflito a conflito por poder e controlo, enquanto a traição dá a mão à salvação.

Contudo, à medida que Agnes interioriza a liberdade visceral desta nova existência, Bea compreende que salvar a vida da filha pode significar apenas perdê-la de uma outra forma… Quanto mais longe caminham para lá da civilização, mais a ligação entre as duas é posta à prova sob surpreendentes e dilacerantes formas.

Sobre a Autora

Diane Cook é a autora de O Novo Território Selvagem, romance nomeado para o Booker Prize em 2020, e da coleção de contos Man V. Nature, finalista do Guardian First Book Award e do The Pen/Hemingway Award, entre outros. Os seus textos foram e são publicados na Harper’s, na Tin House ou na Granta, e a sua ficção curta foi selecionada para antologias como Best American Short Stories ou The O. Henry Prize Stories. Trabalhou anteriormente como produtora para o programa de rádio This American Life e recebeu, em 2016, uma bolsa literária do National Endowment for the Arts. Vive atualmente em Brooklyn, Nova Iorque, com o marido, a filha e o filho.