quarta-feira, 7 de setembro de 2022

A visão da Xiaomi para a fotografia computacional




Desde a sua criação que a Xiaomi tem perseguido a vanguarda da inovação fotográfica nos smartphones, ao mesmo tempo que oferece uma experiência diferenciadora ao utilizador. Mais de uma década de dedicação resultou em conquistas profundas na evolução da fotografia em smartphones, tanto a nível de hardware como de software.

Em 2017, a Xiaomi exibiu um dos primeiros smartphones com câmara de 12MP do mundo, o Mi 6, com 2X zoom ótico, 1.25μm pixels e OIS de quatro eixos. Em 2018, foi criada uma equipa dedicada à I&D para acelerar o avanço da fotografia nos smartphones. Em março de 2022, a Xiaomi abalou mais uma vez a indústria com a Xiaomi 12 Series, que apresenta múltiplos avanços da fotografia computacional, incluindo características avançadas baseadas em Inteligência Artificial (IA) como Xiaomi ProFocus, Fotografia Ultra Noturna e Modo Noturno. Mais recentemente, em julho de 2022, a Xiaomi revelou a Xiaomi 12S Series dando início à parceria estratégica em tecnologia de imagem entre a Xiaomi e a Leica. Estes avanços apenas mostram uma pequena parte da dedicação da Xiaomi na fotografia em smartphones.



Uma das conquistas marcantes da Xiaomi na fotografia em smartphones é o seu algoritmo de modo noturno, que permite fotografar sem problemas mesmo em ambientes com pouca luminosidade. Lei Lei, diretor do Departamento de Algoritmos, e a sua equipa receberam um amplo reconhecimento nesta área, tanto por parte da comunidade de fotógrafos públicos como profissionais, recebendo prémios em eventos como o NTIRE 2022 (New Trends in Image Restoration and Enhancement).

Para ficarmos a saber mais sobre a visão por detrás do impulso da fotografia computacional da Xiaomi e as metodologias internas da equipa de Algoritmos de Imagem IA, pedimos a Lei Lei para partilhar alguma da sua experiência.