Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
A Rapariga Selvagem
Kya é uma menina abandonada durante a infância que dá por si a crescer sozinha até à idade adulta nos perigosos pântanos da Carolina do Norte. Durante anos, os rumores acerca da “rapariga do pântano” assombraram Barkley Cove, isolando a astuta e resiliente Kya da sua comunidade. Atraída por dois jovens da cidade, Kya expõe-se a um novo e surpreendente mundo; mas, quando um deles é encontrado morto, ela é imediatamente apontada pela comunidade como a principal suspeita. À medida que o caso se desenrola, o veredicto sobre o que realmente aconteceu torna-se cada vez mais obscuro, ameaçando revelar os muitos segredos do pântano.
A Besta
O Dr. Nate Daniels é um médico recentemente viúvo que viaja com as duas filhas para a África do Sul, local onde conheceu a sua mulher, para uma viagem até à reserva geridap or Martin Battles, amigo de longa data e biólogo especialista em animais selvagens. O que começa como uma jornada terapêutica é completamente transformado numa luta pela sobrevivência quando um leão, que sobreviveu a caçadores furtivos e agora vive sedento de vingança, começa a ver todos os homens como vilões, e inicia uma caça até à morte.
Cada Um na Sua Casa
Catherine e Yann têm um casamento feliz há muitos anos e anseiam por fazer aquelas férias de sonho. Mas desde que vendeu o seu negócio, Yann passa demasiado tempo ocupado a cuidar das suas árvores bonsais e Catherine começa a sentir-se rejeitada. As coisas vão de mal a pior quando a sua filha de 27 anos e o namorado ficam desempregados, perdem a casa e batem-lhes à porta à procura de um lar. A sentir a crise da meia-idade de Yann no declínio juntamente com a permanência indefinida do jovem casal a tornar-se cada mais invasiva, Catherine vai tentar de tudo para os chutar para fora de casa e assim endireitar de novo a sua vida.