quarta-feira, 16 de novembro de 2022

"O Governador" de Luís Rosa



A Dom Quixote edita, “O Governador”, do jornalista Luís Rosa, que conta "os bastidores da intervenção da troika e da queda do BES e do Banif, bem como as guerras do antigo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, com Sócrates, Salgado, Centeno e António Costa". Com prefácio da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

Resultado de várias entrevistas a Carlos Costa, conversas com figuras envolvidas nos temas abordados e uma pesquisa exaustiva em arquivos, este é um documento fundamental para compreender um período particularmente importante da nossa História recente, a partir do olhar de um dos seus protagonistas. Como Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa esteve no centro de alguns dos acontecimentos marcantes neste início de século XXI: desde o pedido de intervenção da troika às negociações do programa de assistência, passando pela crise do sistema financeiro, que levou à queda do BES e do BANIF, e as consequências do Luanda Leaks.

Reservado e de poucas palavras, foi alvo de numerosas críticas, mas preferiu o silêncio ao palco durante a época de convulsões inéditas que coincidiu com os seus dois mandatos à frente do Banco de Portugal. As suas impressões sobre esses tempos de agitação, incerteza e controvérsia (não apenas na banca como na política) eram até agora desconhecidas, mas são finalmente partilhadas no presente livro, que é também um exercício de memória e transparência por parte de um ex-titular de um alto cargo público.

"O Governador" coloca-nos pois nos meandros das decisões ao longo da década de 2010-2020 e dá-nos a conhecer ao pormenor as guerras do líder do banco central com Ricardo Salgado, bem como as suas relações tensas com o poder político encabeçado por José Sócrates, António Costa e Mário Centeno. Mas a esse tema junta-se a queda do Banco Espírito Santo e do BANIF e respetiva crise de confiança da opinião pública no sistema financeiro, que se tinha iniciado no final da década de 2000 com a nacionalização do BPN e a queda do BPP. Todos estes dossiês, a que se acrescentam outros igualmente relevantes (como as consequências do Luanda Leaks e a relação do governador com a maioria liderada pelo PS de António Costa) são analisados e devidamente contextualizados neste livro através do olhar de Carlos Costa.

“Não acredito em homens infalíveis, nem em mandatos perfeitos. Carlos Costa pode e deve ser criticado. Mas, ao contrário de outros, optou por partilhar as suas memórias, e os seus concidadãos devem ouvi-lo para melhor compreenderem não só o passado, como o presente”, escreve o jornalista Luís Rosa, na introdução.

Sobre o Autor

Luís Rosa é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona e iniciou a sua carreira de jornalista em 1999, no Euronotícias. Passou depois pel’O Independente, Expresso e Sol, e esteve na direção do jornal I entre março de 2012 e maio de 2015 — primeiro como diretor-adjunto e posteriormente como diretor editorial. É redator principal do Observador desde setembro de 2015. Recebeu em 2017 o Prémio de Jornalismo Económico da Universidade Nova/Santander, na categoria “Mercados Financeiros”. Comentador da CNN Portugal, é professor convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa na pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. É autor dos livros A Conspiração dos Poderosos (Esfera dos Livros, 2017) e 45 Anos de Combate à Corrupção (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2021).