segunda-feira, 14 de novembro de 2022

O mais imortal dos romances do século XX numa edição especial da Bertrand Editora



A Bertrand Editora publica a 17 de novembro a obra 1984, de George Orwell, um dos grandes clássicos do século XX, agora com prefácio de Francisco Louçã e ilustrações de André Carrilho. Trata-se de uma edição muito especial, com design de capa do ilustrador, cartunista, animador e caricaturista André Carrilho, galardoado com mais de 30 prémios nacionais e internacionais. Para além disso, toda a obra se faz acompanhar de cerca de quatro dezenas de ilustrações a duas cores, que se fundem com o próprio texto e que foram criadas propositadamente para esta edição. Este livro é o resultado de um projeto ao qual André Carrilho se dedicou durante mais de um ano e que reflete o fascinante universo e dimensão desta obra, assim como do seu autor, ao qual presta homenagem com este trabalho, já reconhecido nas palavras de Jean Seaton, diretora da Fundação Orwell: «Estas ilustrações inéditas transportam-nos para o cerne de 1984. É ao mesmo tempo um mundo estranho e de fantasia, contudo familiar: todos vivemos em versões deste mundo. E estas imagens amplificam as palavras de Orwell de forma tão apropriada. Uma grande adição à obra do autor.» Esta edição de 1984 conta também com prefácio de Francisco Louçã, conhecido economista, político e comentador português, que apresenta uma análise de 1984 à luz dos nossos dias.

A sessão de lançamento deste livro terá lugar na FNAC Colombo, no dia 17 de novembro, às 18h30, e contará com a presença de André Carrilho, de Francisco Louçã e da jornalista Iryna Shev. Neste mesmo dia, será inaugurada uma exposição em loja com algumas das ilustrações mais representativas da obra.

Sobre o Autor

George Orwell, pseudónimo do escritor Eric Arthur Blair, nasceu na cidade de Motihari, na então Índia britânica, a 25 de junho de 1903, tendo-se mudado para Inglaterra com a família, ainda durante a infância. Escritor e jornalista, Orwell é uma das mais influentes figuras da literatura do século XX. Defensor incondicional da liberdade humana e acérrimo opositor do totalitarismo, inscreve-se no panorama literário com as obras Dias Birmaneses (1934) e Homenagem à Catalunha (1938). Mas será, sem dúvida, com O Triunfo dos Porcos(1945) e Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1949), duas narrativas com uma atualidade assombrosa e agora no catálogo da Bertrand Editora, que o autor alcança o reconhecimento internacional. Morreu de tuberculose, em Londres, a 21 de janeiro de 1950.