quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Estreias de cinema de 24 de Novembro de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Crimes do Futuro

Com realização do veterano David Cronenberg, oito anos depois de “Mapas para as Estrelas”, um filme que apresenta a cirurgia como o novo sexo para quem já não tem idade, nem saúde, nem jeito, para o velho. Aqui há um trio que se destaca: o exaurido Saul Tenser (Viggo Mortensen), que faz desenvolver novos órgãos no corpo e os transforma em obras de arte; a sua assistente, a apaixonada Caprice (Léa Seydoux), que o ajuda nesse acto criativo; e a reprimida e burocrática Timlin (Kristen Stewart), um espartilho humano.



Pinóquio

Uma nova versão do clássico infantil criado por Carlo Collodi em 1881 e publicado dois anos depois com ilustrações de Enrico Mazzanti. A contar a história do boneco de madeira que tanto queria ganhar vida e do velho Gepeto que ansiava ter um filho, estão os realizadores Guillermo del Toro (“O Labirinto do Fauno”, “A Forma da Água”) e Mark Gustafson (“The PJs”). Esta abordagem, apesar de um pouco mais sombria do que o conto original, não esquece a sua principal mensagem: o extraordinário poder do amor. Ewan McGregor, David Bradley, Gregory Mann, Finn Wolfhard, Cate Blanchett, John Turturro, Ron Perlman, Tim Blake Nelson, Burn Gorman, Christoph Waltz e Tilda Swinton emprestam as suas vozes às personagens.


Estranho Mundo

A família Clade tornou-se conhecida pela sua coragem em desbravar caminhos. Um dia, numa dessas jornadas épicas, deparam-se com um mundo particularmente insólito, cheio de perigos e criaturas nunca antes vistas. Mas, desta vez, quando a união seria fulcral para enfrentar os desafios, as constantes desavenças entre eles põem em causa não apenas o sucesso da missão mas também a própria sobrevivência de todos. 
Produzida pelos estúdios Walt Disney Animation, uma aventura de animação computadorizada realizada por Don Hall (também autor de “Baymax”, Óscar de Melhor Filme de Animação em 2015) e co-realizada por Qui Nguyen, que também se responsabiliza pelo argumento. Na versão original, as vozes são dos actores Jake Gyllenhaal, Dennis Quaid, Jaboukie Young-White, Gabrielle Union e Lucy Liu.