quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Estreias de cinema de 17 de Novembro de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Crónicas de Vesper

Num futuro não muito distante, geneticistas de todo o mundo juntaram-se num esforço de encontrar uma forma de contornar as alterações climáticas gravíssimas que ameaçavam tornar inviável a vida na Terra. O resultado não foi o esperado. Quando diversos vírus e organismos geneticamente modificados escaparam para o meio ambiente, desequilibraram ainda mais os ecossistemas. Nessa altura, alguns habitantes mais ricos e poderosos criaram cidades isoladas, chamadas cidadelas, onde puderam viver tranquilamente. O resto da população foi marginalizada, tentando, ainda hoje, sobreviver como pode. Entre esses proscritos estão Vesper, uma menina de 13 anos especializada em “biohacking”, e Darius, o seu pai, que sofre de paralisia severa. Um dia, Vesper assiste à queda de uma nave vinda da cidadela. Ao procurar sobreviventes, encontra Camelia, uma rapariga ferida que resolve ajudar. O encontro entre as duas poderá ser a chave para a salvação do planeta.
Um filme de ficção científica com um mundo distópico como pano de fundo, com argumento e realização de Kristina Buožytė e Bruno Samper, a dupla também responsável por “Aurora”. Os actores Raffiella Chapman, Eddie Marsan, Rosie McEwen e Richard Brake assumem os papéis principais. 



Cinderela e o Príncipe Secreto

Cinderella e os seus fiéis amigos roedores, com a ajuda da fada madrinha, embarcam numa aventura perigosa para restaurar o verdadeiro príncipe à sua verdadeira forma Humana e ajudam-no a derrotar as forças do mal.
Nesta terrível batalha a Bruxa Má transforma Cinderella em Pedra, apenas o poder de um anel mágico poderá quebrar o feitiço, mas somente um dos dois poderá retomar a sua forma original. Quem será, a Cinderela ou o Príncipe?



Champagne!

Jean, Patrick, Joanna, Romane e Guillaume são amigos de há décadas que se juntam com os respectivos cônjuges para um fim-de-semana na região vinícola de Champagne (França). Patrick está prestes a casar-se e o tema daquele encontro é a sua despedida de solteiro. Estão exultantes por estes dias juntos, até se aperceberem da presença de Christine, a futura noiva. Subitamente, instala-se um certo mal-estar, dando origem a alguns mal-entendidos.  
Uma comédia realizada por Nicolas Vanier (“Voo Para a Liberdade”), que escreve o argumento em parceria com Xavier Nemo. François-Xavier Demaison, Stéphane De Groodt, Sylvie Testud, Elsa Zylberstein, Eric Elmosnino, Stéfi Celma e Claire Chust dão vida às personagens.