quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Três estreias absolutas no concerto "Diálogos inesperados"



Três estreias absolutas marcam este programa. De Alfredo Teixeira, Von Alcippe fur Beethoven nasce da ficção de uma possibilidade: a dedicação de um poema da Marquesa de Alorna (Alcipe) ao compositor Ludwig van Beethoven, seu contemporâneo. O seu espírito revolucionário transcreve-se na vontade de pôr em cena um diálogo inesperado: a transparência das vozes femininas e a mundanidade do som da guitarra elétrica.

De Nuno da Rocha, O Freunde, nicht diese Töne! («amigos, não mais estes sons»), a frase escrita por Beethoven e utilizada no último andamento da sua 9.ª Sinfonia , dá início a esta obra. Enquanto ouvimos esse mesmo andamento em disco vinil, remetendo-nos para uma memória do passado, o coro começa a distorcer a imagem que nos é trazida por Beethoven, criando uma nova imagem sobre os sons do passado, como se tratasse de uma transcrição em papel vegetal. Ao contrário da obra Alcippe, este é um exercício de se ouvir música do séc. XIX num espaço temporal atual.

O concerto encerra com uma obra do duo Nuno da Rocha e André Hencleeday — Ardia na Fuga. Esta obra parte do lamento final da ópera Dido e Eneias, de Purcell, e do texto de Arsenii Tarkovskii, Eurídice (8 Ícones, 1987).

Jovem ensemble de vozes mistas, o Alma Ensemble constituído por 12 cantores, sob a direção de Filipa Palhares. O seu repertório foca-se sobretudo na música a cappella e estende-se desde a música antiga até ao séc. XXI, prestando particular atenção ao repertório português. A sua abordagem é eclética, adaptando-se porém às múltiplas exigências do repertório e não hesitando em se conjugar com outros instrumentos. O Alma Ensemble pretende, assim, colmatar uma lacuna no panorama musical português, associando a versatilidade vocal e musical ao rigor profissional que caracteriza cada um dos seus membros.

Alma Ensemble
Diálogos inesperados
CCB . 18 novembro . sexta-feira . 19h00 . Pequeno Auditório