quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Festival «Esta noite grita-se»



Decorre em 2022 a 6.ª temporada do festim Esta noite grita-se, um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro, uma iniciativa da Companhia Cepa Torta. Percorrendo diversos locais em Lisboa e com visitas a outros pontos do país, este é o festim itinerante da palavra lida, que celebra o texto teatral em todo o seu esplendor e onde, à semelhança de um banquete, se come, se bebe e se degusta a palavra.

A relação com o espectador é informal e íntima, e pretende acima de tudo cativar e emocionar, tentando aliviar a carga erudita normalmente atribuída ao texto dramático.

11 a 13 novembro

Leitura do tríptico Striptease | Sonho com Revólver | O Amor é um Atirador Furtivo

Inicialmente escritas como peças separadas, Sonho com Revólver, Striptease e O Amor é um Atirador Furtivo, tornaram-se um tríptico por opção da autora, que as rescreveu como “um estudo do amor em três partes”. São três peças em que as ausências assumem um lugar de relevância e em que o ambiente melancólico que as envolve ganha um grande protagonismo. Sonho com Revólver trata do encontro nocturno de um dealer e uma adolescente, numa Buenos Aires do futuro, em que a ausência de luz cria o espaço para uma grande liberdade para especular sobre os motivos das paixões. Striptease tem um bebé protagonista mas que nunca aparece em cena, surge somente no diálogo abafado dos pais que, segundo a autora, são personagens secundários. Por último, O Amor é um Atirador Furtivo mostra um conjunto de personagens que, à vez, e de forma aparente caótica, falam dos seus desejos antes da morte - uma espécie de roleta russa de confissões.

25 a 27 novembro

Leitura do texto – Búfalo Americano de David Mamet

Búfalo Americano é uma das primeiras peças de David Mamet, e também uma das mais emblemáticas, considerada inovadora especialmente na forma como os diálogos são construídos e como a ação se desenrola. Frases curtas, o uso frequente de vernáculo, um ritmo que, no original, obedece ao cânone conhecido como pentâmetro iâmbico, fazem desta obra um marco importante na dramaturgia do séc. XX. A ação passa-se numa loja de antiguidades, onde três homens planeiam um assalto. São eles Don, o dono, Bob, um jovem seu protegido, e Teach, experiente vigarista e amigo antigo de Don. Num jogo contínuo de questionamentos e acusações, de falsos testemunhos e intenções frustradas, o plano ameaça esboroar-se. Apesar de Mamet ser hoje um autor de opiniões controversas, defensor de Trump e do ultraliberalismo americano, Búfalo Americano não deixa de trazer uma imagem muito crua das dores de uma américa profunda e esquecida, muito longe do seu mítico e propalado sonho.

A Sala de Leitura do CCB junta-se este ano, pela primeira vez, a este festival, com seis sessões no mês de novembro.