sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Trienal de Lisboa 2022 inaugurou os dois últimos Projectos Independentes



A Trienal de Lisboa 2022 inaugurou ontem os dois últimos Projectos Independentes que se reúnem aos restantes já inaugurados no passado 5 de Novembro para este que é o último mês da passagem de mais uma edição da Trienal de Lisboa pela capital.

Nas Galerias Municipais - Galeria da Av. da Índia, pode visistar o Projecto Independente Inquietação. Arquitectura e Energia em Portugal, foi inaugurado ontem pelas 16 horas com a presença dos artistas e curadores envolvidos na exposição. Inquietação. Arquitectura e Energia em Portugal aborda o emaranhado entre arquitectura e energia no século XX, utilizando Portugal como exemplo e tendo em conta as transformações actuais. Na era do Antropoceno, quando a humanidade actua sobre os ciclos e sistemas globais e num momento de crise climática, a arquitectura tem um papel de mediação para lá de soluções activas ou passivas, através de uma reflexão sociocultural.



Mais tarde, nas Carpintarias de São Lázaro, teve também lugar a inauguração do Projecto Independente River Somes com a presença dos elementos que compõem o atelier Práctica. River Somes propõe a regeneração e renaturalização fluvial para interligar as diversas comunidades que habitam a cidade de Cluj-Napoca, na Roménia, e relacioná-las com a fauna e flora locais, já muito afastadas do seu habitat natural nas margens do rio Somes. Através da arquitectura, uma equipa multidisciplinar une esforços para um novo quadro de diálogo e interacção que encontre novas respostas para o problema do crescimento urbano.

A Trienal de Lisboa 2022 encerra a 5 de Dezembro mas alguns projectos continuarão patentes até 2023.