terça-feira, 8 de novembro de 2022

Nunca comprometa a sua criatividade



A Canon anuncia a EOS R6 Mark II, uma avançada câmara full-frame mirrorless e a mais rápida até à data, que vem ampliar o pioneiro sistema EOS R – oferecendo 40 fps, impressionante AF com pouca luz e vídeos 6K RAW / 4K UHD. Sendo o modelo mais recente da gama para criadores híbridos, a EOS R6 Mark II sustenta-se nos alicerces poderosos da Baioneta RF e redefine os padrões estabelecidos pela EOS R6. A sua combinação única de desempenho líder de mercado, velocidade de tirar o fôlego, estabilidade e capacidades profissionais de filmagem vem elevar os padrões, tanto para fotografia como para vídeo.

Nitidez sem rival

Utilizando a mesma tecnologia de processador DIGIC X presente no cerne da EOS R5, EOS R6 e da cobiçada EOS-1D X Mark III, juntamente com o novo sensor CMOS de de 24.2 megapixels, a EOS R6 Mark II suporta o conceituado AF II Dual Pixel CMOS de última geração, levando a velocidade e a fiabilidade a níveis inigualáveis.

A EOS R6 Mark II é capaz de acompanhar motivos, mantendo-os nítidos à medida que se movem numa cena. Utilizando inteligência artificial melhorada com deep learning, reconhece pessoas, veículos – que agora incluem aviões e comboios – e animais (atualizados para reconhecer cavalos/zebras). O tipo de motivo a detetar pode ser escolhido no menu ou utilizando a nova opção Auto, dependendo da variedade de cenários em que o fotógrafo se encontra. Com deteção de olhos avançada, os utilizadores podem especificar que olho (esquerdo ou direito) deve ter prioridade na focagem e, quando os olhos não podem ser detetados, a EOS R6 Mark II foca-se nos rostos. Mesmo que uma pessoa se afaste por um momento, a sua cabeça continua a ser acompanhada e, se a cabeça não estiver visível, a câmara continuará a acompanhar o corpo.

A EOS R6 Mark II apresenta o desempenho IS mais eficaz do mundo, com o seu estabilizador de imagem de até 8 passos. Utilizando IS combinada, ótica e interna, é capaz de gravar exposições longas, e garante extrema clareza e nitidez mesmo quando operada na mão. Os fotógrafos também podem captar o ambiente, independentemente das condições – conseguindo focagem sem vibração em níveis de iluminação tão baixos quanto -6,5EV e a capacidade de fotografar com ISO até 102.400.

Velocidade de última geração para o Sistema EOS R

Estabelecendo novos recordes de velocidade, a EOS R6 Mark II é a câmara EOS mais rápida da Canon até à data. É capaz de disparar continuamente até 40 fps – com opções de 20 fps e 5 fps com obturador eletrónico – e até 12 fps mecanicamente, captando momentos fugazes que são quase impercetíveis ao olho humano. Quando comparado com a EOS R6, o novo sensor reduz o efeito “Rolling Shutter”, permitindo que o obturador eletrónico da câmara seja utilizado para congelar objetos em movimento rápido.

Para além disso, a EOS R6 Mark II acompanha as necessidades dos fotógrafos, gravando a ação antes de se clicar no botão, com ½ segundo de pre-shooting no modo RAW Burst – uma grande vantagem ao fotografar motivos imprevisíveis, de jogadores de ténis a crianças pequenas. O modo RAW Burst dispara continuamente a 30 fps para até 191 frames, gravando cada imagem num único ficheiro CR3; todos com acompanhamento AF. As imagens individuais podem ser extraídas deste rolo utilizando o software Digital Photo Professional da Canon, ou na câmara, e salvas como ficheiros individuais JPEG, HEIF ou RAW.

Dar resposta à procura com capacidades de vídeo evoluídas

Utilizando a largura total do sensor, a EOS R6 Mark II é a única câmara da sua classe que pode gravar 4K 60p UHD, com focagem simultânea AF II Dual Pixel CMOS. Todas as filmagens em 4K são criadas pela sobre amostragem dos resultados 6K do sensor, permitindo uma excelente qualidade de imagem. Para os cineastas independentes que desejam um desempenho ainda mais elevado, a EOS R6 Mark II produz 6K RAW através da sua saída HDMI, que pode ser gravado num gravador Atomos Ninja V+ em ProRes RAW. Isto oferece mais detalhes e a capacidade de ajustar parâmetros como o equilíbrio de branco na pós-produção.

Os criadores podem ativar o modo de pré-gravação de filme de 3 ou 5 segundos – quando ativado, o vídeo é transmitido continuamente pela câmara em standby, permitindo a captação da ação mesmo antes de se pressionar no botão para gravar. Isto é ideal para guardar momentos imperdíveis ou cenas imprevisíveis.

A EOS R6 Mark II apresenta um projeto de circuitos melhorado que permite tempos de gravação mais longos, mais de 40 minutos de gravação 4K 60p em sobre amostragem ou até 6 horas a 4k 30p – removendo-se o tempo máximo de gravação anterior de 29.59 –, dependendo da temperatura ambiente, do espaço no cartão de memória e da duração da bateria.

Permitindo que os criadores de conteúdo e cineastas deem resposta à crescente procura por imagens impressionantes, tanto fixas como em movimento, a inovadora EOS R6 Mark II é capaz de produzir incríveis imagens em câmara lenta com suporte AF utilizando Full HD até 179.82 fps. Durante a gravação de vídeo, a Cor Falsa pode ser utilizada como guia para o ajuste da exposição, o que é particularmente útil em condições que normalmente resultam em destaques de sobre-exposição. Com suporte HDR via PQ, bem como o popular Canon Log 3, os criadores podem captar vídeos realistas de tirar o fôlego e desfrutar de maiores possibilidades de expressão – imergindo o espectador no conteúdo. Quando utilizada com objetivas compatíveis, a EOS R6 Mark II também utiliza correção de focus breathing para compensar os efeitos deste, proporcionando um resultado cinematográfico.

Conexão inteligente para entregar conteúdos

Com Bluetooth v.5 e Wi-Fi (5GHz) atualizados, a EOS R6 Mark II pode conectar-se facilmente a um smartphone e redes, permitindo a partilha de ficheiros em alta velocidade e a transferência FTP/FTPS/SFTP – facilitando a edição e a partilha, mesmo em movimento. A câmara também pode ser controlada remotamente utilizando as aplicações Camera Connect e EOS Utility, ligada a um PC, Mac ou smartphone através de Wi-Fi ou USB-C de alta velocidade. Para fotógrafos e criadores de conteúdo semiprofissionais, a entrega dos conteúdos é tão importante quanto a captação de imagem e vídeo – e a EOS R6 Mark II suporta a transferência automática de ficheiros de imagem do dispositivo para a plataforma Cloud image.canon para partilhar e imprimir imagens com facilidade.

A EOS R6 Mark II pode ser utilizada como webcam em computadores PC e Mac para aplicações de videochamada como Skype, Zoom e Teams, sem necessidade de instalar software adicional. Esta capacidade plug-and-play é alimentada por drivers USB Video Class (UVC) e USB Audio Class (UAC) padrão do setor integrados nos sistemas operacionais Windows e MacOS. A câmara oferece qualidade de imagem melhorada em comparação com as webcams tradicionais, o que é perfeito para causar uma ótima impressão em videochamadas.

Uma extensão da criatividade dos criadores

Permitindo uma navegação perfeita com ergonomia de confiança, o manuseamento da EOS R6 Mark II será fácil para os utilizadores existentes das séries do Sistema EOS e EOS R. Apresentando uma sapata multifuncional com uma interface de última geração, a EOS R6 Mark II permite a utilização de uma nova série de acessórios, incluindo o recém-lançado SPEEDLITE EL-5. Estes acessórios podem ser utilizados sem necessidade de cabos e, em alguns casos, baterias.

O seu corpo oferece a durabilidade esperada da Canon, suportando condições climáticas adversas. O EVF de alta resolução de 3.69 milhões de pontos oferece uma visão cristalina ao tirar fotografias ou vídeos, pois é atualizado a 120 fps. Para além disso, a EOS R6 Mark II herdou a funcionalidade de assistência de visualização Optical View Finder da EOS R3, oferecendo um ecrã de aparência natural que retém detalhes em sombras e destaques, com boa visibilidade em áreas escuras e gradação. A EOS R6 Mark II também é compatível com as mesmas baterias LP-E6 e punhos de bateria que a EOS R6, mas com o benefício de aumentar a duração da bateria em aproximadamente 50% utilizando o ecrã LCD.

Aplicação Canon Camera Connect

Juntamente com a EOS R6 Mark II, a Canon anuncia uma atualização à sua aplicação Camera Connect, que apresenta uma imagem renovada, para além de conectividade melhorada e uma experiência de utilizador simples. A atualização v.3 torna a aplicação num portal central, permitindo que os utilizadores acedam facilmente a outros softwares e serviços da Canon, como a aplicação de impressão ou o serviço Cloud image.canon. A partir da app, os utilizadores Canon podem conectar a sua câmara a um smartphone ou tablet para atuar como controlo remoto, ou ajustar imagens, descarregá-las ou partilhá-las quando estão fora de casa, e até descarregar atualizações de firmware para a sua câmara.

Também foram lançados a RF 135mm F1.8L IS USM, uma teleobjetiva prime ideal para fotografar retratos em condições de pouca iluminação, e o SPEEDLITE EL-5, um Speedlite de alto desempenho concebido para casamentos e eventos.