terça-feira, 29 de novembro de 2022

NOS Alive celebra a 15ª edição do Festival



O NOS Alive regressa ao Passeio Marítimo de Algés, nos dias 6, 7 e 8 de julho, para celebrar a 15ª edição do Festival. A primeira confirmação do Festival são os norte-americanos The Black Keys que sobem ao Palco NOS no dia 6 de julho.

Desde 2007 que o NOS Alive tem vindo a afirmar-se como um dos melhores festivais do circuito Europeu, tendo sido considerado o evento de música com maior reputação de 2022 e com grande destaque em vários meios nacionais (Observador, Blitz, Público, etc.) e internacionais (The Telegraph, The Independent, Time Out Dubai, Gigwise, Clash). Foi palco de concertos memoráveis de bandas como os Pearl Jam, Coldplay, Imagine Dragons, Grace Jones, Metallica, The Weeknd, Stromae, Jorja Smith, Rage Against The Machine, Radiohead, Florence + the Machine, Green Day, Neil Young ou Bob Dylan.

Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais e em nosalive.com. O Fã Pack FNAC NOS Alive'23, pack exclusivo feito a pensar nos fãs do festival também já se encontra à venda nas lojas FNAC e em fnac.pt. Este Fã Pack conta com T-shirt oficial da 15ª edição, entrada exclusiva pela Porta FNAC, e ainda a possibilidade de ser um dos cinco bem-aventurados a encontrar o Bilhete Dourado que garante uma experiência de bastidores única.

Este ano o público terá a possibilidade de comprar o seu bilhete às prestações através do site da SeeTickets. Mais informações em seetickets.com.

Em julho de 2022, o NOS Alive recebeu 210 mil pessoas no Passeio Marítimo de Algés durante os quatro dias do Festival, para assistiram as 165 atuações divididas pelos sete palcos do festival: Palco NOS, Palco Heineken, Palco WTF Clubbing, Palco EDP Fado Cafe, Palco Comedia, Palco Coreto e Pórtico. A 14.ª edição recebeu 98 nacionalidades e 20 mil estrangeiros, que aproveitaram a oportunidade de virem ao NOS Alive para conhecerem o país pela primeira vez ou para o revisitarem.

Se a 14ª edição do NOS Alive ficou marcada como o Melhor Regresso de Sempre, tendo esgotado uma vez mais, em 2023 o festival reforça a assinatura d'O Melhor Cartaz. Sempre! nesta que é a sua 15ª edição.



Sobre os The Black Keys

Com mais de vinte anos de carreira, os The Black Keys são Dan Auerbach e Patrick Carney, amigos de infância que vêm apresentar ao NOS Alive'23, o 11ª álbum, Dropout Boogie (2022), o mais pessoal da banda até ao dia de hoje que confirma quando a dupla entra numa sala sem distrações além dos seus instrumentos, as músicas surgem instantaneamente. Sem nada escrito, saíram do estúdio 10 dias depois com um álbum quase pronto, considerado a melhor execução dos melhores instintos dos The Black Keys, num testemunho de dez músicas.

Auerbach comenta: “Foi muito fácil e não conversámos sobre isso antes. Estávamos a viver o momento, tocar música e a seguir o nosso instinto durante o tempo todo. Esta sempre foi a beleza que eu e o Pat fazemos. É instantâneo.”

Embora se orgulhem dessa capacidade de trabalhar juntos instintivamente, ambos dizem que a experiência do álbum anterior, Delta Kream, renovou-lhes a química. Foi a quinta estreia consecutiva da banda no top 10 da Billboard 200, alcançando novos picos na carreira dos The Black Keys em vários países, para além da nomeação ao Grammy de Melhor Álbum de Blues Contemporâneo em 2021.

Por pura coincidência o lançamento de Dropout Boogie aconteceu um dia antes do vigésimo aniversário do álbum de estreia, The Big Come Up (2002), um dos mais aclamados da dupla. Recentemente foram nomeados para o Grammy de Melhor Álbum Rock e Melhor Perfomance Rock.