quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Estreias de cinema de 10 de Novembro de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Black Panther: Wakanda para Sempre

Há milhões de anos, um meteorito feito de vibranium, um metal extraordinariamente resistente, embateu no continente africano afectando toda a flora à sua volta. Quando a época dos homens chegou, sete tribos estabeleceram-se nesse lugar, a que chamaram Wakanda. As tribos viveram em guerra constante, até que um dia um xamã guerreiro teve uma visão da deusa Pantera Bast que lhe mostrou a erva com forma de coração. Essa planta, com qualidades mágicas, concedia força, instintos e velocidade sobre-humana a quem a ingerisse. Foi assim que o guerreiro se tornou o primeiro Black Panther, o grande protector de Wakanda. Agora, quando terríveis eventos levaram à trágica morte do rei T'Challa (protagonizado por Chadwick Boseman, falecido em Agosto de 2020), o último Black Panther, a rainha Ramonda e os seus aliados vão ter de unir esforços para ajudar o povo de Wakanda a recuperar a liberdade e reerguer-se. 
Novamente com assinatura de Ryan Coogler ("Fruitvale Station: A Última Paragem", "Creed: O Legado de Rocky"), esta continuação das aventuras iniciadas em 2018 com “Black Panther”, conta com um argumento seu e de Joe Robert Cole. No elenco reencontramos Angela Bassett, Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Winston Duke e Andy Serkis, entre outros.



Um Sonho em Paris

Londres, década de 1950. Ada Harris é uma empregada doméstica que um dia se perde de amores por um vestido da casa Dior de uma senhora para quem trabalha. Naquele momento, decide que vai economizar o máximo que conseguir até ter dinheiro suficiente para ir a Paris e comprar um para si. E quando o momento finalmente chega, depara-se com uma exibição da coleção do 10.º aniversário da Dior, onde conhece André, o contabilista da empresa, e Natasha, uma das suas modelos. Este encontro vai mudar as suas vidas para sempre. 
Adaptação ao cinema da obra “Mrs. 'Arris Goes to Paris”, escrita em 1958 pelo novelista norte-americano Paul William Gallico (1897-1976), uma comédia dramática produzida e realizada por Anthony Fabian (“Louder Than Words”), segundo um argumento seu, de Carroll Cartwright, Keith Thompson e Olivia Hetreed. Lesley Manville, Isabelle Huppert, Lambert Wilson, Lucas Bravo, Ellen Thomas, Rose Williams, Jason Isaacs e  a portuguesa Alba Baptista dão vida às personagens. 



Toda a Gente Gosta de Jeanne

Outrora muito bem-sucedida em todos os aspectos da sua vida, Jeanne encontra-se agora num momento difícil. Após o falecimento da sua mãe, vem a Lisboa para tentar vender o apartamento dela e assim, saldar algumas das dívidas que a têm atormentado. No aeroporto, ela depara-se com Jean, um antigo colega de escola (de quem não tem qualquer memória) com uma personalidade um pouco excêntrica e algo inconveniente. 
Primeira longa-metragem de ficção de Céline Devaux, que também assina o argumento e a animação, esteve em exibição na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes e conta com produção d’ O Som e a Fúria. Do elenco fazem parte Blanche Gardin, Laurent Lafitte, Nuno Lopes, Pedro Lacerda e muitos outros.