quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Porque é que não sou Feliz?



Vamos falar de felicidade? 

Depois de dois anos de pandemia, com todo o impacto que teve nas nossas vidas, somos brindados com a disrupção provocada pelo regresso da guerra à Europa,  e obrigados a lidar com a elevada inflação, a subida das taxas de juro, a crise energética e ambiental – parece montado um cenário mais propício à depressão do que à felicidade. Por outro lado, parece indiscutível que continuamos a avaliar a prosperidade pelos indicadores do consumo, e a nossa felicidade mais por aquilo que temos do que pelo que somos.

Neste livro, a psicóloga espanhola Silvia Álava desmonta a ideia de felicidade que nos tem sido imposta pela sociedade, identifica os ‘inimigos’ da felicidade e propõe métodos para fomentar o bem-estar emocional. "Ao trabalhar o bem-estar emocional, para além de nos sentirmos melhor, alcançamos o equilíbrio emocional tão necessário para encarar os problemas".

Sobre a Autora

Silvia Álava é uma das psicólogas com maior projeção mediática em Espanha. Tornou-se conhecida pelos seus livros de psicologia infantil e continua a desempenhar funções de psicóloga educativa. Doutorada em Psicologia Clínica e da Saúde, é diretora do Centro de Psicologia Álava Reyes, assessora de várias sociedades científicas, professora universitária e divulgadora de ciência. Foi-lhe atribuído o prémio de Comunicação da Ordem dos Psicólogos de Madrid.