quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Um relato emocionante sobre a guerra que lançou as bases do Império Romano



A Guerra que Fundou o Império Romano é o novo livro do conceituado especialista em história militar da Antiguidade e professor na Universidade Cornell Barry Strauss, que já tem publicados em Portugal os dois volumes de Dez Césares.

Segundo o The Wall Street Journal, este é «Um relato esplêndido de uma das guerras mais importantes e pouco conhecidas da história, cujo resultado determinou o futuro do Império Romano».

Neste livro, que já se encontra nas livrarias, é-nos contada a estimulante história sobre as intrigas, as batalhas e as manobras que marcariam a passagem da sociedade romana a um regime imperial. Uma narrativa cujos protagonistas são alguns dos personagens mais poderosos da Antiguidade e das origens do Império Romano: Marco António, Cleópatra e Octaviano, o futuro César Augusto.

«O jovem Octaviano teve muitos mentores no desenvolvimento da arte da astúcia: a mãe, que conseguira, através da argumentação, escapar para um esconderijo com as Virgens Vestais quando o Senado a quisera tomar como refém; a irmã, Octávia, que poderá ter influenciado a surpreendente conversão do primeiro marido, o qual passara de forte inimigo da sua família a dócil amigo; o padrasto, um ex-cônsul que sobrevivera a uma guerra civil sem tomar partidos; a bisavó e a avó, que juntas haviam fornecido em tribunal provas pormenorizadas do adultério de uma parente por afinidade, evitando assim que o chefe da família, César, tivesse de sujar as mãos em público para obter um divórcio; e, por último, mas não menos importante, o próprio Júlio César, um dos maiores mestres do engano da história. Uma hora aos pés de César valia mais do que um semestre de palestras de um professor. E Octaviano passara ali muitas horas.»

Sobre o Autor 

Barry Strauss é especialista em história militar do mundo antigo, consultor, historiador naval e militar, editor da Turning Points in Ancient History (Princeton University Press) e professor na Universidade Cornell. Foi diretor do Peace Studies Program da Universidade Cornell e é atualmente diretor e fundador do seu programa para a Liberdade e Sociedades Livres. Fala sete línguas. É autor de vários bestsellers, entre eles Dez Césares - Volumes I e II, publicados em Portugal pela Bertrand.