terça-feira, 15 de novembro de 2022

Escultura de girafa em tamanho real instala-se no Taguspark



O Núcleo Central do Taguspark recebe mais uma escultura, intitulada "Girafa Lavoisier”, que é parte integrante da coleção permanente da Cidade do Conhecimento.

A mais recente atração do Taguspark, feita a partir de 5200 chinelos de borracha retirados do Oceano Índico e de 156 kilos de resíduos recolhidos em aterros, tem 5,6 metros de altura. A representação desta girafa alerta, conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza, para a sua ameaça enquanto espécie em vias de extinção. 

A “Girafa Lavoisier” produzida pela Ocean Sole, ONG sediada no Quénia, em parceria com a United to Remake, start-up instalada na Incubadora do Taguspark, foi esculpida pelas mãos de cinco artesãos, que diariamente e sem recurso a quaisquer máquinas, coletam chinelos descartados no oceano e dão-lhes um novo propósito.

A escultura, fiel à anatomia de uma girafa, demorou 99 dias a tomar forma. É uma peça artística única, em tamanho real, e a maior alguma vez feita pelos artesãos da ONG.

Considerado o maior ruminante e o mamífero mais alto da Terra, a girafa, tal como a recente representação escultórica no Taguspark, tem um impacto particular no público devido à sua dimensão e padrão que lembra mosaicos. A "Girafa Lavoisier” aguarda a sua visita na Cidade do Conhecimento, no Núcleo Central do Taguspark! A entrada é gratuita.

FICHA TÉCNICA

Tipo: Escultura
Nome: Girafa Lavoisier
Materiais usados:
  • Chinelos de enfiar no dedo retirados do Índico: 5200 unidades
  • Resíduos de poliuretano recolhidos em aterros: 156 kg
Dias de trabalho: 99
Artesãos: 5
Peso: 200 kg
Local: Núcleo Central do Taguspark
Acesso gratuito, de segunda a sábado, das 9H00 às 19H00, exceto domingos e feriados
Observações: Entrada gratuita