segunda-feira, 28 de novembro de 2022

OITTO - No coração do Chiado a melhor gastronomia tradicional portuguesa



O OITTO nasceu no coração do Chiado, começou como um sonho, num almoço inesperado, e mais tarde materializou-se, assente nos melhores ingredientes e numa técnica de precisão. É um restaurante dedicado à gastronomia portuguesa, tendo como base o respeito pela cultura, tradição e pelos produtos nacionais, sendo o sabor, e a plena harmonização com a carta de bebidas, o foco para a degustação de diversos ingredientes portugueses.

O OITTO assume-se como um espaço democrático e acessível, envolvido num ambiente acolhedor, elegante e confortável para que o cliente possa desfrutar das propostas do chef Carlos Afonso em pleno, com um serviço de sala cuidado e profissional e que, acima de tudo, privilegia a qualidade dos produtos selecionados.

Sofisticado e de áreas amplas, tem uma sala principal com capacidade para 54 pessoas, um bar de barra no piso superior com 12 lugares, e ainda uma esplanada para 20 pessoas. Experiência à parte, a Mesa do Chef comporta de 8 a 12 pessoas, e permite uma relação mais íntima com este espaço, uma área que pode ser reservada para grupos e ocasiões especiais, como aniversários, reuniões de família ou encontros de amigos.
Partindo da cozinha tradicional portuguesa, o OITTO soube adaptar-se às necessidades do mercado, sem deixar cair as raízes, mas sem medo também de apostar numa cozinha desconstruída. Assim, a carta é baseada em produtos locais e inspirada na gastronomia tradicional portuguesa, mas não lhe falta a interpretação do chef, que aqui aporta toda a sua experiência, todo o seu percurso dentro e fora do país.



Tendo o Atlântico como inspiração, o chef Carlos Afonso faz questão de trazer não só a terra, mas também a costa até à mesa. Assente no respeito pela cultura, tradição e produtos, a relação entre o menu e carta de bebidas assume papel central, salientando sempre os sabores portugueses.

Cada zona do restaurante foi minuciosamente pensada, existindo em resultado disso quatro ambientes diferenciados: uma espaçosa sala principal, o gastrobar no piso superior (com um bar de barra que acomoda 12 pessoas e aposta muito numa original carta de cocktails), a Mesa do Chef, que pode ser reservada para grupos entre 8 e 12 pessoas (e está pensada para momentos especiais e mais privados) e a Esplanada, inserida no cosmopolita e famoso Largo do Picadeiro ladeado pelos históricos teatros São Carlos e São Luís.

“Um restaurante onde podemos pedir um croquete, comer um pato escabeche ou um arroz de forno a partilhar e terminar com um bife á portuguesa ou uns ovos mexidos com espargos e beber um bom vinho e no final uma mousse com cheirinho, num ambiente que se quer sofisticado, mas também leve, jovem e casual. Um restaurante de produtos, receitas e cozinha portuguesa”, defende Carlos Afonso, chef do OITTO.

Este espaço é, pois, a sua nova casa, onde assina uma carta baseada em produtos locais e inspirada na gastronomia tradicional portuguesa!