Apesar de vivermos num mundo que parece atribuir cada vez menos valor aos objetos tangíveis, quase todas as coisas, incluindo a internet e as redes sociais, assentam em infraestruturas físicas das quais dependem para funcionar. Estas são construídas a partir de matérias-primas que são fundamentais para a existência do mundo moderno, mas que nem sempre são valorizadas fora do mercado onde circulam. O mundo não acabaria se a rede social X, o antigo Twitter, deixasse de existir, mas a situação seria muito diferente se, de repente, houvesse escassez de aço ou de gás natural. Como referiu Ed Conway, «podemos saber o preço de uma coisa, mas o preço não é o mesmo que a importância».
Foi procurando refletir sobre a nossa dependência em certas substâncias, e não no preço que elas custam, que Conway, jornalista e editor de Economia do canal de televisão britânico Sky News, escreveu Mundo Material – Uma história substancial do nosso passado e futuro, considerado o livro do ano pelo Financial Times, The Economist, New Statesman e The Times.
Esta história do mundo material, que é também uma «história de deslumbramento», desenrola-se em torno de seis substâncias: areia, sal, ferro, cobre, petróleo e lítio. Apesar de não serem as únicas relevantes, são aquelas sem as quais seria difícil imaginar a civilização atual, porque são usadas ou desempenham papéis importantes na obtenção de produtos de que dependemos ou de serviços de que precisamos. São também as mais difíceis de substituir.
«Os seis materiais descritos neste livro podem não ser escassos. Podem não parecer ou dar a impressão de ser particularmente atraentes. Só por si, não são especialmente valiosos. Mas são os componentes básicos do nosso mundo», escreveu o autor no capítulo introdutório. «Alimentaram a prosperidade dos impérios. Ajudaram-nos a construir cidades e a arrasá-las. Alteraram o clima e, a seu tempo, poderão ajudar a salvá-lo. Estes materiais são os heróis esquecidos da idade moderna, e é tempo de ouvirmos a sua história.»
Mundo Material – Uma história substancial do nosso passado e futuro chega às livrarias a 12 de setembro, pela Temas e Debates.
Sobre o Autor
Ed Conway é editor de economia do canal televisino Sky News e colunista do Times de Londres. Depois de concluir o mestrado em Inglês na Universidade de Oxford, recebeu uma bolsa Fullbright para a Kennedy School of Government da Universidade de Harvard, onde obteve o grau de mestre em Administração Pública. Foi galardoado com numerosos prémios pelo seu trabalho jornalístico, entre os quais o Wincott Foundation Journalist of the Year Award em 2018. Publicou os livros 50 Economics Ideas You Really Need to Know (2009) e The Summit: The Biggest Battle of the Second World War – Fought Behind Closed Doors (2014).