A Dom Quixote, publica O Super Camões- Biografia de Fernando Pessoa de João Pedro George. Um livro destinado tanto àqueles que conhecem Fernando Pessoa como também a todos os que o conhecem mal.
Numa linguagem viva e simples, quase como numa conversa, que concilia o rigor e a clareza de expressão, sem nunca recorrer ao jargão especializado e sem confundir obscuridade com profundidade, ficamos a conhecer o coração, as mágoas, carências e frustrações de um homem incapaz de se levar a sério, que andava sempre muito bem vestido e era amável, prestável, educado, atrevido, tímido e inteligente.
Esta é a primeira biografia de Fernando Pessoa escrita por um autor português em mais de 70 anos.
João Pedro George mostra um lado de Pessoa mais pessoal e íntimo. Leva-nos às brincadeiras de Fernando Pessoa na infância, o trauma da morte do pai em criança, as idas à praia de Pedrouços e ao Teatro de São Carlos, o primeiro poema aos 7 anos de idade, a viagem transatlântica para a África do Sul. A vida em Durban, na África do Sul, durante o período em que passaram por lá, com grande estrondo, figuras como Winston Churchill, Mahatma Gandhi e Mark Twain. O regresso a Portugal e a vida social e mundana de Fernando Pessoa. A participação de Pessoa nas tertúlias dos cafés da Baixa e do Chiado e as polémicas no meio intelectual e literário.
Ficamos a conhecer profundamente o caso amoroso com Ofélia Queiroz. Que segredos escondia esse amor?
Fernando pessoa foi fundador de editoras, revistas, jornais, empresário da exploração de minas em Portugal, inventor de jogos de tabuleiro e de sistemas de marketing, pioneiro da publicidade em Portugal, tradutor para inglês de provérbios portugueses, criador de uma produtora de cinema e escritor de argumentos para filmes, o obcecado por paradoxos, charadas e contradições.
Sobre o Autor
João Pedro George nasceu em Moçambique, a 13 de Fevereiro de 1972. Doutorado em Sociologia, foi professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e crítico literário n’O Independente. Autor de obras como O Meio Literário Português: Prémios Literários, Escritores e Acontecimentos (2002), Não é Fácil Dizer Bem. Críticas, Obsessões e Outras Ficções (2006), Puta Que os Pariu! A Biografia de Luiz Pacheco (2011), O Que é Um Escritor Maldito? Estudo de Sociologia da Literatura (2013) e Chatear o Camões. Inquérito à Vida Cultural Portuguesa (2021), é atualmente cronista na revista Sábado.