segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Como a medicina privada cresceu graças ao Serviço Nacional de Saúde


No momento em que é urgente preservar e promover o Serviço Nacional de Saúde, Bruno Maia, médico intensivista que esteve à frente do serviço da covid-19 no Hospital de São José, em Lisboa, escreve O Negócio da Saúde, um livro que expõe os mecanismos pelos quais a medicina privada em Portugal cresceu graças ao SNS. Com nota introdutória de Ana Jorge, ex-Ministra da Saúde, e prefácio de Henrique Barros, epidemiologista, especialista em saúde pública e presidente do Conselho Nacional de Saúde.

Este é um livro sobre a medicina privada em Portugal, que expõe as complexas relações entre o governo, o SNS e os grupos privados de saúde. A partir de dados de acesso público, produzidos por instituições oficiais, Bruno Maia demonstra que os grandes grupos económicos que dominam o sector da saúde são alimentados pelas falhas do sistema público e pelas rendas do estado. Percorre a história e os resultados dos grupos José de Mello Saúde e Luz Saúde, com desvios ilustrativos acerca dos grupos Lusíadas e Champalimaud e a Associação Nacional de Farmácias.

Disponível a 9 de setembro.

Sobre o Autor

Bruno Maia é médico especialista em Neurologia e Medicina Intensiva. Dedica-se ao diagnóstico e tratamento do acidente vascular cerebral e coordena a atividade de doação de órgãos no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Ativista pela legalização da canábis, da eutanásia e pelos direitos LGBTQI+, é dirigente do Bloco de Esquerda.