Nos dias 2 e 3 de outubro, o Beato Innovation District, em Lisboa, acolherá uma das mais inovadoras cimeiras dedicadas à justiça climática e social, com o apoio de Unicorn Factory Lisboa e Factory Lisbon. São mais de 150 oradores, com percursos de relevo em dezenas de tópicos, como ciência climática, descarbonização, agricultura regenerativa, biodiversidade, recursos marítimos, regeneração urbana e direitos humanos.
Patricia Imbarus, cujo percurso profissional e criativo está, há mais de dez anos, estreitamente ligado à sustentabilidade, é o rosto por detrás do movimento. “Criei a Ethical Assembly em 2019 com o intuito de contribuir para o combate da crise mais urgente do nosso tempo, através de um evento interseccional, colaborativo e focado em soluções,” afirma a empreendedora. Com a Ethical Assembly, Imbarus pretendia criar o espaço seguro para discussões de índole ambiental e social que nunca tinha encontrado no resto do mundo. “Estava desiludida com as conferências de sustentabilidade apoiadas por enormes poluidores e dominadas por narrativas unilaterais. Por exemplo, na altura, estes eventos excluíam muitas vezes cientistas, ativistas e projetos de cidadania. Faltava-lhes perspetivas diversas, estando, por isso, a perpetuar o greenwashing e a atrasar o progresso,” remata.
É devido a essa lacuna que, desde o começo, a Ethical Assembly se apresenta como um projeto independente e livre de greenwashing, procurando estabelecer uma comunidade genuína de revolucionários portugueses e internacionais que contribuem para a luta climática interseccional. Na visão de Patricia Imbarus, “a verdadeira sustentabilidade significa abordar as desigualdades sistémicas e garantir que as comunidades marginalizadas, que muitas vezes são as que mais sofrem com os impactos climáticos, estão na vanguarda das soluções. A nossa plataforma permite que diversas vozes partilhem ideias e colaborem no desenvolvimento de estratégias para um futuro justo e resiliente para todos.”
Ethical Assembly: Uma Cimeira Vanguardista
Durante os primeiros dois dias do evento (2 e 3 de outubro), mais de uma centena de especialistas passarão pelos palcos do Beato Innovation District, para conduzir palestras, painéis de discussão, workshops, seminários e oficinas práticas. Destaca-se a presença de Lily Cole, a atriz britânica conhecida pela sua participação em Star Wars e co-fundadora do coletivo Impossible, bem como de Jeanne de Kroon, designer de moda neerlandesa e criadora da empresa de impacto social ZAZI Vintage. A estes nomes, juntar-se-á Chris Storey, representante da associação de conservação marinha Sea Shepherd, Inês Sequeira, CEO da Rede Capital Social e fundadora da Casa do Impacto, Francesco Rocca, diretor do Impact Hub Lisbon, Natan Jacquemin, fundador e CEO da Nãm Mushrooms, a herbalista Fernanda Botelho, a ativista Carolina Salgueiro Pereira e especialistas da Organização das Nações Unidas, National Geographic, Financial Times, WWF, Fashion Revolution, entre muitos outros.
A cimeira no Beato Innovation District ressalta ainda pela sua forte componente cultural e artística. Juntamente com a plataforma Waterbear, serão exibidos filmes de sensibilização climática. Giacomo d’Orlando, fotógrafo para o The Guardian, National Geographic e BBC, e Ana Pêgo, do projeto Plasticus Maritimus, participarão com exposições de fotografia e arte, respetivamente. Haverá ainda instalações de áudio, facilitadas por Francisca Rocha Gonçalves (investigadora) e Annabel Ross (antiga locutora da BBC), entre dezenas de outras apresentações.
Com o intuito de fortalecer os laços estabelecidos durante os dois principais dias do programa, os organizadores da Ethical Assembly prepararam também uma variedade de atividades posteriores ao evento, a decorrer entre 4 e 8 de outubro. Estas terão um maior alcance espacial, ocorrendo em diversas localizações da área metropolitana de Lisboa, materializando-se em sessões práticas, excursões e oficinas colaborativas. A título de exemplo, sublinha-se a iniciativa de limpeza de praia realizada em parceria com a ONG Sea Shepherd, na qual se inserem também sessões de mergulho para recolha de plástico. Também a associação Transitar irá facultar um workshop de educação para as alterações climáticas, enquanto a Quinta Kismet, em Sintra, liderará uma caminhada temática de foraging. Outras atividades incluem oficinas de apicultura, com a Quinta Linda, passeios botânicos e workshops de reciclagem.
No geral, toda a cimeira está a ser desenhada com os princípios da sustentabilidade em mente. Os materiais utilizados na preparação e construção do evento serão de origem reciclada, upcycled, alugada ou emprestada, garantindo a ausência de objetos de plástico de uso único. O catering vegan e vegetariano será produzido localmente e, no final, o lixo recolhido durante 2 e 3 de outubro será separado, sendo os resíduos alimentares doados a uma quinta local para compostagem.
Os bilhetes para os dois primeiros dias da cimeira custam entre 35 e 149 euros e já se encontram à venda no website da Ethical Assembly. Serão concedidas taxas especiais a estudantes e cidadãos que queiram usufruir somente da programação da noite, a partir das 17 horas.