Foi oficialmente entregue na passada semana a candidatura da arte e saber fazer da Calçada Portuguesa a "Património Cultural Imaterial da UNESCO", um marco importante na preservação e valorização da Calçada Portuguesa, uma das nossas mais valiosas tradições. Como parte desta proposta apresentada pela Associação Calçada Portuguesa, destaca-se o projeto "A Calçada Conhece-te", documentário idealizado e produzido por Mariana Arroja e realizado por André Badalo que, para além de parte integrante da candidatura, continua, por si só, a levar a calçada portuguesa a novos horizontes.
A partir de maio, o documentário "A Calçada Conhece-te" estará disponível a bordo dos aviões da TAP, permitindo que passageiros de todo o mundo conheçam esta arte e o trabalho árduo dos nossos calceteiros. A iniciativa visa continuar a promoção da calçada portuguesa além-fronteiras e a enaltecer a sua importância como um elemento distintivo da identidade cultural de Portugal.
Embora a candidatura já tenha sido submetida, o trabalho de valorização e promoção das artes portuguesas não pára. O projeto "A Calçada Conhece-te" será também exibido em maio nos Estados Unidos, em eventos promovidos pela Embaixada de Portugal nos EUA e pelo Consulado Português em Boston, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa. O evento incluirá não apenas o documentário, mas também uma apresentação do novo álbum de Mariana Arroja, "O meu nome é ninguém", que conta com a música da própria artista, e letras da aclamada poeta da Chamusca, Maria Manuel Cid.
O documentário "A Calçada Conhece-te" teve a sua estreia em 2023 no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, num evento esgotado, organizado em parceria com a Associação Calçada Portuguesa e com o apoio da EGEAC. Desde então, tem conquistado reconhecimento internacional. Em 2023, foi premiado com o Bronze Award de Melhor Documentário no Independent Shorts Awards, em Los Angeles, e foi selecionado para o Cannes Short Film Festival, confirmando o impacto global da obra.
Em 2024, o documentário ganhou uma receção calorosa nos Estados Unidos. Em março, foi exibido em Los Angeles, no 2220 Arts + Archives, e logo a seguir foi apresentado no Vogue Theatre em São Francisco, no Dia Mundial da Língua Portuguesa, num evento que contou com a colaboração do Consulado de Portugal, da Embaixada Brasileira, do Instituto Camões e da Sogrape (Marca Ferreira). Este evento levou à seleção do documentário para o Beach Break Film Festival em Half Moon Bay, Califórnia, onde foi exibido no final de 2024.
No início de 2025, "A Calçada Conhece-te" recebeu ainda uma nomeação na categoria de "Melhor Vídeo de Música" nos Barcelona Indie Awards, e acabou por conquistar o prémio, uma nova conquista para a carreira de Mariana Arroja e para o projeto que tem dado visibilidade ao património cultural português.
Com o lançamento do documentário a bordo dos aviões da TAP, e as várias exibições programadas nos Estados Unidos e não só, "A Calçada Conhece-te" continua a sua jornada de celebração da calçada portuguesa, com um impacto crescente e um reconhecimento cada vez mais global.