terça-feira, 7 de janeiro de 2025

António Zambujo é o convidado de Zé Renato na estreia da série “Notícias do Brasil”



“Notícias do Brasil” é um convite para reviver memórias, descobrir novas sonoridades e sentir a universalidade que une duas nações irmãs através da música. O projeto é uma celebração da identidade, uma ponte de afetos e uma oportunidade única de vivenciar o melhor da arte de dois continentes. A estreia da série acontece a 23 de janeiro, quando o cantautor brasileiro Zé Renato, uma das vozes mais emblemáticas e sofisticadas da MPB,  irá receber António Zambujo,  grande nome da música portuguesa, que dispensa elaboradas apresentações.

Zé Renato,  que vive na ponte Rio-Lisboa, é integrante do icónico grupo vocal Boca Livre, é parceiro musical de nomes como Milton Nascimento, Lenine e Joyce , e já participou de gravações e projetos especiais ao lado do maestro Tom Jobim. Zé Renato está prestes a completar 50 anos de carreira.

Zé e Zambujo também são amigos e  parceiros musicais de longa data: “A primeira vez que cantei com António Zambujo foi em 2008, quando na altura participei do seu álbum “Outro Sentido", deste então dividimos o palco em concertos no Brasil e aqui em Portugal. Para mim reencontrá-lo no palco do Teatro Carlos Paredes será mais uma oportunidade de cantar ao lado de uma das vozes que mais admiro. Um intérprete que tem um conhecimento amplo a respeito do cancioneiro brasileiro com referências que se assemelham muito às minhas”, comenta Zé Renato.

O público vai assistir a um espetáculo repleto de emoção e cumplicidade artística, onde se cruzam fronteiras culturais e reinterpretam-se temas intemporais da MPB, entrelaçando-os com o lirismo e a profundidade da música portuguesa. Os artistas vão apresentar clássicos de alguns compositores que os dois admiram muito, como Chico Buarque, Milton Nascimento  e Tom Jobim, além do tema “Se tu soubesses”, de Georges Moran e Cristóvão de Alencar, gravado por Zé Renato no disco “Outro Sentido”, de António Zambujo. Também faz parte do alinhamento  “I Can’t Stop Loving You”Zé Renato - I Can't Stop Loving You - Clipe, da autoria de Don Gibson, entre outras canções.

Segundo o curador Nei Barbosa, “a série Notícias do Brasil se propõe a apresentar concertos de artistas brasileiros que vivem em Portugal, sempre com participações especiais de outros artistas, portugueses ou brasileiros, que tenham trabalhos afins e parcerias musicais. Será uma programação versátil e intimista, com apresentações solo, ou artistas acompanhados de uma pequena banda,  e que mostrem o essencial de suas canções”.  

O projeto tem como promotora a Junta da Freguesia de Benfica, e em 2025,  serão 5 datas dedicadas ao projeto nos meses de janeiro, março, setembro, outubro e novembro, sempre às 21h30, no auditório Carlos Paredes. 

Entretanto,  a próxima atração já está confirmada: no dia 27 de março,  sobem ao palco  a guitarrista franco-venezuelana Elodie Bouny, a cantora brasileira Nani Medeiros, e o maestro argentino Martin Sued, que toca bandoneón e dirige a Orquestra Assintomática. 

As datas e atrações seguintes serão reveladas em breve pelos organizadores.



Sobre Zé Renato
Começou sua carreira artística participando de festivais estudantis nos anos 70. Em 1978,  formou com Cláudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro o grupo vocal Boca Livre. O grupo gravou mais de dez álbuns com discos lançados em todo o mundo, incluindo o mais recente “Pasieros”, lançado em 2022, ao lado do renomado artista panamenho Rubén Blades, que foi premiado no 65º Grammy Awards de 2023 na categoria de “Melhor Álbum de Pop Latino”. 

Paralelamente ao trabalho com o Boca Livre, Zé Renato lançou-se como artista solo em 1982, destacando-se em seus álbuns como intérprete, músico e compositor. Discos infantis também estão no seu rol de projetos, incluindo o cd “Forró Pras Crianças” que recebeu prêmios no Brasil e indicação ao Grammy Latino/2007 na categoria Melhor Álbum Infantil. 

Em 1985,  foi convidado por Tom Jobim para interpretar temas na banda sonora de “O Tempo e o Vento”, minissérie da TV Globo, gravando músicas do maestro. Importante mencionar que Tom Jobim participou, poucos anos depois, de um disco de Zé Renato, “Pegadas” (1990). 

Milton Nascimento, grande influência no trabalho Zé Renato, se tornou seu parceiro em duas canções: “Anima”, que deu nome ao álbum lançado em 1982 por Milton, e “Ponto de Encontro”, gravada por Milton em seu disco “O Planeta Blue na Estrada do Sol”, de 1991. Em 1988,  Zé Renato integrou a banda de Al di Meola, participando da gravação do LP “Tiramisu” do guitarrista americano, com quem fez turnês pelos Estados Unidos e Europa. 

Prestes a completar 50 anos de carreira e mais de vinte álbuns solo gravados, sem contar os projetos especiais, Zé Renato vem construindo seu nome mantendo a tradição da música brasileira, sempre aberto ao novo. Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Zizi Possi, Leila Pinheiro, Milton Nascimento, Lulu Santos, Joyce Moreno, Jon Anderson (da banda Yes), Nana Caymmi, MPB-4 e Boca Livre, entre outros.



Sobre António Zambujo
António Zambujo é um dos maiores representantes da música, da língua e da cultura portuguesa da atualidade a nível nacional e internacional, estando numa contínua digressão dentro e fora do País há já vários anos.

O seu percurso, que começou por ser traçado de forma distinta entre o fado e o cante alentejano, recusa constantemente ficar preso a géneros e a escolas musicais. Assume a influência da música brasileira de forma inequívoca ao editar um disco de homenagem a Chico Buarque em 2016 - Até Pensei que Fosse Minha - que lhe valeu inclusivamente a nomeação para o Grammy Latino 2017. Mais recentemente tem vindo também a apresentar-se em concertos na companhia do célebre violonista e compositor brasileiro Yamandu Costa.

Edita, em 2023, o seu décimo álbum de estúdio - Cidade - inteiramente composto e escrito por Miguel Araújo. Deste disco fazem parte os singles Dancemos Um Slow e Leva-me de Mim, entre outros dez temas inéditos que foram sendo revelados um a um nas plataformas. Este disco espelha a solidão conturbada característica das cidades e realiza o desejo de Miguel Araújo de ver um álbum inteiro da sua autoria ser interpretado por aquele que é o seu cantor preferido, nas palavras do próprio.

As apresentações serão sempre às 21:30, no Auditório Carlos Paredes, em Benfica. Os bilhetes para o primeiro concerto já estão à venda no site https://www.ticketline.pt