Na 16.ª edição desta iniciativa da Porto Editora e Infopédia, os votos concentraram-se em "liberdade", "conflitos" e "imigração".
A votação foi disputada até ao último momento e "liberdade" foi a palavra eleita por 22% dos milhares de votantes da PALAVRA DO ANO ® 2024, numa alusão aos 50 anos da Revolução do 25 de Abril.
As restantes posições do pódio são preenchidas por "conflitos", que obteve 21,3% da votação, e "imigração", que reuniu 21,2% dos votos registados em www.palavradoano.pt.
"Inclusão", "INEM", "fogos", "polícia", "jovem", "auricular" e "transportes" são as candidatas que completavam o "boletim de voto" que esteve disponível online de 2 a 31 de dezembro de 2024.
A PALAVRA DO ANO ® é uma iniciativa da Porto Editora e da Infopédia que, ao longo de 16 edições, tem salientado a riqueza da língua portuguesa, cuja criatividade e dinamismo permitem que as palavras ganhem novas dimensões, consoante o tempo e o espaço. Os dez vocábulos finalistas retratam os temas e acontecimentos que marcaram a nossa vida coletiva ao longo de 2024 e a lista foi elaborada com base nas sugestões submetidas pelos utilizadores em www.palavradoano.pt, nas palavras mais pesquisadas no dicionário de língua portuguesa da Infopédia e no trabalho contínuo de observação da nossa língua nos meios de comunicação e redes sociais.