terça-feira, 19 de outubro de 2021

A emocionante busca do sentido do universo


A busca do sentido do universo e da origem do mundo é um tema apaixonante e controverso que se tem apoderado da imaginação dos homens (e dos cientistas) ao longo dos tempos e ainda sem uma resposta definitiva. Michio Kaku, físico cofundador da teoria do campo de cordas, expõe de forma clara e objetiva as várias teorias que têm surgido nas últimas décadas no livro A Equação Divina, que a Bertrand Editora publica, com tradução de Elsa T. S. Vieira.

Esta é a história emocionante da grande busca da ciência, o Santo Graal da física, que explicaria a criação do universo. A busca inacabada por uma teoria de tudo e o futuro da física. «O desafio era escrever uma equação cuja elegância matemática abrangesse toda a física», explica Michio Kaku, que trabalha na teoria de cordas há mais de cinquenta anos, desde 1968. «O verdadeiro impacto da teoria nas nossas vidas será filosófico porque a teoria pode finalmente dar resposta a profundas questões filosóficas que atormentam os grandes pensadores há gerações.»

O sonho de Einstein, a prova da existência de Deus, a resposta à possibilidade de viagens no tempo ou ao que aconteceu antes do Big Bang… Esta é a equação divina que levanta todas as questões: «Porque é que há alguma coisa em vez de nada?»

Sobre o Autor

Michio Kaku é professor de física teórica na City University of New York, cofundador da teoria do campo de cordas e autor de inúmeros livros de divulgação científica, incluindo os bestsellers internacionais A Física do Futuro e A Física do Impossível. É correspondente de ciência do programa CBS This Morning, locutor dos programas de rádio Science Fantastic e Exploration e apresentador de diversos documentários na BBC, Discovery e Science.