terça-feira, 26 de outubro de 2021

Nova teoria do crescimento ligada ao conceito de destruição criadora


O Poder da Destruição Criadora, dos prestigiados economistas franceses Philippe Aghion, Céline Antonin e Simon Bunel, que chegará às livrarias nacionais na próxima quinta-feira, dia 28 de outubro, trata-se de uma investigação centrada no conceito de destruição criadora, proposto por Joseph Schumpeter nos anos 1940. Destruição criadora é o processo pelo qual as novas tecnologias vão substituindo as existentes, que se tornam obsoletas.

Com prefácio de Carlos Moedas, este é um livro que convida a repensar a história e os enigmas do crescimento através do prisma da destruição criadora e a pôr em causa um grande número de ideias preconcebidas.

Porque é que as revoluções tecnológicas e a automatização criam mais emprego do que aquele que destroem? Porque não é o imposto o único meio de tornar mais justo o crescimento? Porque não é a industrialização uma fase indispensável no processo de desenvolvimento? Porque não é a taxa de carbono a única alavanca de um crescimento mais verde? Porque é que, com políticas públicas adequadas, a destruição criadora não prejudica a saúde e a felicidade? Porque é que a inovação precisa do mercado, do Estado, mas também de uma intervenção ativa da sociedade civil?

Reflexões e respostas a estas e a outras perguntas poderão ser encontradas nesta obra, «muito bem documentada e acessível a um público economicamente menos informado», como refere o jornal Le Monde.

Sobre os Autores

Philippe Aghion é professor no Collège de France, onde rege a cadeira Instituições, Inovação e Crescimento, bem como na London School of Economics e no Insead – Institut européen d’administration des affaires. 

Céline Antonin é economista no Observatoire français des conjonctures économiques, docente em Sciences Po Paris e investigadora associada no Collège de France. 

Simon Bunel é administrador do Insee – Institut national de la statistique et des études économiques, economista no Banco de França e investigador associado no Collège de France.