segunda-feira, 18 de outubro de 2021

"Três Irmãs" o último livro da trilogia que começou com "O Tatuador de Auschwitz"


A Editorial Presença publica, a 20 de outubro, um dos lançamentos mais aguardados do ano: Três Irmãs, o último livro da trilogia que começou com O Tatuador de Auschwitz. No seu novo livro, Heather Morris inspirou-se na história real de três irmãs sobreviventes para contar os dias que passaram no campo de concentração e a luta pela liberdade depois de conseguirem escapar aos nazis.

Livia, Magda e Cibi são três irmãs eslovenas que conseguem escapar à formação da marcha da morte e tentam voltar a casa. No entanto, o cenário encontrado é bem diferente do que se lembram e vão ter de arriscar uma nova vida noutro local. Neste recomeço em Israel, o passado continua a atormentá-las e as memórias e segredos que guardam são feridas mal saradas.

Na elaboração desta obra, Heather Morris teve oportunidade de conhecer e falar com duas das três irmãs sobreviventes, que continuam a viver em Israel, para construir este romance histórico baseado nas suas histórias de vida.

Sinopse

Contra todas as probabilidades, três irmãs eslovenas sobreviveram a vários anos no mais conhecido campo de morte da Alemanha nazi: Auschwitz.

Livia, Magda e Cibi aguentaram tudo juntas: quase morreram de fome e trabalhos forçados e sofreram todos os requintes de malvadez dos guardas de um dos mais horríveis sítios de que há memória. Mas, agora, os Aliados aproximam-se e as três irmãs têm de enfrentar uma última provação: a marcha da morte – sim, os nazis querem tentar apagar todas e quaisquer provas da existência de prisioneiros em Auschwitz. Por sorte do destino, Livia, Magda e Cibi conseguem escapar à formação da marcha e escondem-se na floresta durante vários dias, até serem salvas.

E é aqui que esta história realmente começa. Dali, as três irmãs viajam para Israel, a sua nova casa, mas a luta pela liberdade ganha então novas formas. Livia, Magda e Cibi têm de enfrentar os fantasmas do seu passado – além dos segredos que esconderam umas das outras – para encontrar a paz e a felicidade verdadeiras.

Sobre a Autora

Heather Morris nasceu na Nova Zelândia e vive na Austrália. Durante vários anos, enquanto trabalhava num hospital público em Melbourne, estudou e escreveu argumentos para cinema. Em 2003, foi apresentada a um homem idoso que «tinha uma história que valia a pena contar». O dia em que conheceu Lale Sokolov mudou a vida de ambos, e à medida que a amizade entre os dois crescia, Lale embarcou numa viagem ao seu passado, confiando à autora os pormenores mais íntimos da sua vida durante o Holocausto. Heather Morris escreveu a primeira versão da história de Lale como um argumento para filme, antes de o transformar no seu romance de estreia, O Tatuador de Auschwitz, que se transformou num dos maiores bestsellers do século XXI, com mais de 6 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. 

Além de O Tatuador de Auschwitz, a Editorial Presença publica, em Portugal, toda a obra da autora, na qual se incluem A Coragem de Cilka e Três Irmãs.