“Hoje, a população urbana do mundo cresceu perto de 200 000. Amanhã acontecerá o mesmo, e no dia seguinte, e em todos os dias no futuro próximo. Em 2050, dois terços da Humanidade estarão a viver em cidades. Estamos a assistir à maior migração da História.” Esta afirmação é proferida pelo historiador Ben Wilson que escreveu Metrópoles. A história da cidade, a maior criação da civilização.
O autor vai estar em Lisboa no dia 8 de novembro para falar sobre este desconcertante tema e de como o veloz espalhar da COVID-19 pelo planeta foi um tributo tenebroso ao triunfo da cidade no Séc. XXI; as complexas redes sociais, que tornam as cidades tão bem sucedidas, tornaram-se um perigo para nós enquanto o vírus se espalhava e quando os habitantes urbanos começaram a desertar das grandes cidades em busca da aparente segurança do campo sentiram que foram muitas vezes recebidos com hostilidade.
Durante os confinamentos de 2020/21, a densidade urbana transformou-se de benefício em ameaça. A socialização, uma das alegrias da vida citadina tornou-se em algo a ser evitado a todo o custo ao invés de nos arrebanharmos, milhares de milhões receberam ordens para se afastarem. A vida citadina foi invertida.
Nos vários milénios da nossa existência, nada nos moldou mais profundamente do que a cidade. Das suas primeiras versões, há 7000 anos, às megalópoles atuais, a história da cidade é a história da civilização. Iniciando o seu relato em Uruk, a primeira cidade do mundo, Ben Wilson revela-nos que as cidades nunca foram uma necessidade mas que, a partir do momento em que surgiram, a pressão que geraram deu origem à maior parte das revoluções políticas, sociais, comerciais, científicas e artísticas que conhecemos.
São estes momentos transformadores e definidores de épocas que nos guiam numa viagem emocionante pelas metrópoles que tiveram um papel decisivo na História: Uruk, Atenas, Alexandria, Roma, Bagdade, Veneza, Lisboa, Amesterdão, Londres, Nova Iorque, Xangai e Lagos. Repleto de figuras históricas e retratos da vida quotidiana, Metrópoles é uma grande viagem pelas conquistas humanas que combina de forma exemplar academismo e narrativa histórica.
Ben Wilson nasceu em Londres em 1980. Estudou no Pembroke College, em Cambridge, onde se formou em História. Foi consultor em vários programas de televisão sobre História e marcou presença na televisão e rádio nos Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda. Colaborou com The Spectator, The Literary Review, The Independent on Sunday, The Scotsman, Men’s Health, The Guardian Online e GQ.