segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Entenda, finalmente, a situação de Israel


Israel – Um Guia sobre o Conflito Israelo-Palestiniano para os Curiosos, os Confusos e os Indecisos é um livro do especialista Daniel Sokatch que ajuda a perceber, «sem propagandear e sem provocar bocejos», o mais complicado conflito do mundo que, há mais de cem anos, separa árabes e judeus na faixa de terra entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo.

«Este livro é uma tentativa de explicar as razões por que Israel e o conflito israelo-palestiniano parecem levar tantas pessoas de outro modo sãs à loucura total», explica Daniel Sokatch, um perito que compreende os dois lados do conflito e assume uma abordagem moderna sobre esta questão complexa e difícil de gerir: «É possível que discordem das minhas análises ou das conclusões a que chego. Talvez até se oponham às palavras que utilizo para descrever alguns aspetos do conflito. Mas não há problema; as conversas sobre Israel raramente são tranquilas, e também raramente são aborrecidas.»

Escrito sem subterfúgios, de forma clara e objetiva, Israel é um livro acutilante que conta ainda com ilustrações pertinentes do jornalista Christopher Noxon e um «léxico do conflito», na secção final, com alguns dos mais importantes termos desta análise.

Sobre o Autor

Daniel Sokatch é o CEO do New Israel Fund (NIF), a principal organização dedicada à igualdade e à democracia para todos os israelitas (e não apenas para os judeus). Antes de integrar o NIF, foi diretor-executivo da Federação da Comunidade Judaica de São Francisco e diretor-executivo fundador da Aliança Judaica Progressiva, com sede em Los Angeles. Em 2002, 2005, 2008 e 2010, foi nomeado para a lista «Forward 50» da Forward, uma lista anual dos judeus que se destacaram como principais decisores e formadores da opinião pública. Os seus textos foram publicados no New York Times, no Washington Post, no Los Angeles Times e noutras publicações. Sokatch fez um doutoramento na Faculdade de Direito da Faculdade de Boston, um mestrado na Faculdade Fletcher de Direito e Diplomacia da Universidade Tufts e uma licenciatura na Universidade Brandeis. É casado, tem duas filhas e vive em São Francisco.