O Salão Preto e Prata do Casino Estoril acolhe, no próximo Sábado, 16 de Outubro, pelas 21 horas, o Concerto Pela Paz, no âmbito da Residência Artística Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras - OCCO 2021, com a compositora búlgara Dobrinka Tabakova. Em palco estarão, ainda, o Maestro Nikolay Lalov e o violinista Hugo Ticciati.
O programa será o seguinte:
Dobrinka Tabakova - Organum Light
Dobrinka Tabakova - The Patience of Trees - Concerto para violino e orquestra
L. V. Beethoven - Sinfonia N.º 2 em Ré Op. 36
Nascida na histórica cidade de Plovdiv, na Bulgária, em 1980, Dobrinka Tabakova viveu mais de 25 anos em Londres. Formou-se na Guildhall School of Music & Drama e é doutorada em composição pelo King's College London.
Dobrinka Tabakova compositora de música “emocionante e comovente” (Washington Times), com “harmonias tonais brilhantes e gestos grandiosos e amplos [que] transmitem uma enorme profundidade emocional” (The Strad). Foram encomendadas obras pela Royal Philharmonic Society, BBC Radio 3 e pela European Broadcasting Union. O seu álbum de estreia, String Paths, na ECM Records foi indicado para os Grammy, em 2014. Em 2017, foi nomeada compositora residente da BBC Concert Orchestra.
A música de Dobrinka Tabakova apareceu em filmes como “Adieu au lage” de Jean-Luc Godard, em dança na “Sydney Dance Company / Rafael Bonachela Anima”, assim como em festivais internacionais de música, incluindo Schleswig-Holstein; Regresso a casa, em Moscovo; Três Coros, no Reino Unido; World Sun Songs, na Letónia e Dark Music Days, na Islândia. Programadores criativos como o violonista / maestro Maxim Rysanov, a Sinfonietta de Amesterdão, os violinistas Gidon Kremer e Janine Jansen, bem como o DJ irlandês John Kelly, a Orquestra de Swan e a Sorel Organization enalteceram a sua música na última década.
Entre os prémios pelo seu trabalho estão: o prémio Jean-Frédéric Perrenoud, uma medalha no 4º Concurso Internacional de Música de Viena; o prémio do hino para o Jubileu de Ouro da Rainha, realizado na Catedral de São Paulo, o Prémio de Composição GSMD Lutoslawski e o Prémio Adam do King's College London. A sua homenagem de fantasia a Schubert nomeada pela Rádio Nacional da Bulgária foi seleccionada no Rostrum Internacional de Compositores de 2014, em Helsínquia. Em 2011, recebeu o primeiro prémio e o Medalhão Sorel em Composição Coral, em Nova Iorque.
Projectos recentes incluem Immortal Shakespeare - uma cantata para os 400 anos de Shakespeare em 2016, The High Line para orquestra inspirada no céu de Nova Iorque e a colaboração cinematográfica no filme “Pulse” na Bienal do Reino Unido.
Pode destacar-se, ainda, uma residência de longa duração na Catedral de Truro, fazendo dela a primeira compositora a quem foram encomendadas obras e uma residência na Orquestra MDR de Leipzig para a temporada de 2017/18. A sua obra orquestral Orpheus 'Comet abriu as comemorações do 50º Aniversário das Trocas de Música do Euroradio em Novembro de 2017. A temporada actual inclui, também, a estreia de Together Remember to Dance - um concerto para dois pianos, percussão e cordas, encomendado em conjunto pela Sinfonietta de Amesterdão, pela Orquestra da Picardie, pelo Festival de Música de Istanbul, pela Orquestra BBC e pela Orquestra de Câmara da Noruega.