Os motivos que levam a adotar um estilo de vida plant-based podem diferir, mas a escolha de ser por este estilo é cada vez mais frequente nos dias de hoje. Atualmente regista-se, segundo a Associação Vegetariana Portuguesa, nos últimos 10 anos registou-se um aumento de 400% de consumidores vegetarianos e um aumento de 318% dos estabelecimentos que vendem produtos alimentares orientados para este segmento
A União Europeia estima que, apesar da população comunitária ser responsável por 16% do consumo de carne a nível mundial (apesar te ter apenas 6% da população), a tendência é a redução e a mudança de hábitos, com cada vez mais europeus a introduzir proteínas de origem vegetal na sua dieta com regularidade. Atualmente, 39% do consumo total de produtos vegetarianos dá-se na Europa, com a European Vegetarian Union a indicar que 6% dos europeus já adotaram totalmente uma dieta vegetariana.
À medida que a população portuguesa se torna mais informada sobre as suas escolhas alimentares, muitas alternativas vegetarianas podem agora ser encontradas em supermercados e restaurantes, de forma semelhante a procura por opções vegetarianas de takeaway está a disparar. Com o Mês Vegetariano Internacional a aproximar-se em Outubro, a Takeaway.com revelou alguns dados sobre o consumo de pratos vegetarianos.
Os pedidos vegetarianos cresceram 82% em Portugal na plataforma em relação ao mesmo período do ano passado, sendo os mais populares para os portugueses as pizzas, hambúrgueres e crepes vegetarianos.