quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Depressão - Jornalista partilha em livro experiência de toda a vida com a doença


João Barbosa escreveu um testemunho na primeira pessoa sobre a sua experiência, desde a infância até à idade adulta, a lidar com a depressão. Apresentado como um livro “para  acabar de vez com o tabu” que a doença representa nas nossa sociedade, A Esperança é Mesmo o Farol já está disponível nas livrarias.

Considerado o "mal do século" pela Organização Mundial da Saúde, a depressão disparou na sequência da pandemia e dos confinamentos a que os portugueses ficaram sujeitos. Portugal é, também, dos primeiros países do mundo nas estatísticas de depressão, ansiedade e outras perturbações mentais. Não foram, no entanto, estes dados, que são do conhecimento geral, que levaram João Barbosa, jornalista, 50 anos, a publicar o seu novo livro. A Esperança é Mesmo o Farol é um testemunho raro, na primeira pessoa, de alguém que sofre e fala da sua depressão, mas que encontrou, na esperança  - ou na esperança de ter esperança – o farol para sobreviver à tempestade.

João Barbosa vive e convive com esta doença desde sempre. Sabe o que é ser atraiçoado pelo desespero e passar meses seguidos debaixo de uma nuvem negra que lhe suga todo o ânimo e torna a felicidade, por mais fugaz, um sentimento impossível. Neste testemunho, marcado por uma franqueza e coragem desarmantes, lembra, ainda assim, que a depressão não tem de ser o fim do mundo, embora se apresente demasiadas vezes dessa forma a quem carrega este fardo insuportável.

Num tom desassombrado, o autor passa em revista a sua vida, as suas relações com os outros, consigo mesmo e com os seus próprios demónios, e revela-nos como a depressão se foi instalando e conquistando espaço na sua existência até assumir proporções infernais.

Este é um livro raro na sua autenticidade, que quebra mitos e tabus sobre a depressão e que é, simultaneamente, uma mão estendida a quem precisa e um grito de alerta para o mundo. Doentes e familiares de doentes que sofrem de depressão, Psicólogos, Psiquiatras e alunos destes cursos, público em geral, a todos este livro poderá elucidar sobre como é viver e conviver, desde tenra idade, com a chamada “doença do século”.

Sobre o Autor

João Barbosa nasceu em Lisboa em 1970. Pensou ser artista plástico mas optou pelo jornalismo. Licenciou-se tardiamente, em História. Publicou o livro Grande Reserva (Oficina do Livro, 2011), sobre vinhos. Vai mantendo o blogue infotocopiavel.blogspot.com, onde despeja pensamento, poesia e transgressões à língua portuguesa entrelaçados com imagem fixa e de movimento, em que raramente o texto é legenda, e as imagens, ilustração. Tem escrito em jornais e revistas, mas onde se sente melhor é a fazer televisão. Passou por O Jornal, Diário Económico e A Capital e, também, por uma produtora televisiva.