quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Os segredos da memória desvendados pelo notável neurologista pediátrico Pedro Cabral


O cérebro comanda o corpo ou é o corpo que comanda o cérebro? O que é que cada um representa para o outro?

Pedro Cabral, neurologista pediátrico que se dedica desde os anos 80 à epilepsia e à neurologia do desenvolvimento, debruça-se sobre a memória, o autismo e a identidade na sua nova obra que tenta dar resposta à interrogação sobre a forma como o cérebro funciona e como tenta dar sentido às coisas. O Paradoxo do Cérebro chega às livrarias amanhã.

A arte como narrativa da identidade, as primeiras impressões, a ligação do corpo à consciência, a relação entre o autismo, as perturbações da linguagem e a epilepsia e o processo de aprendizagem são apenas alguns dos temas que Pedro Cabral explora neste ensaio sobre a memória. Elaborado com base na experiência clínica do autor, O Paradoxo do Cérebro dedica-se ao registo das experiências, dos factos e dos acontecimentos e das memórias imutáveis através das histórias de crianças e jovens que acompanhou e que apresenta com grande sensibilidade.

Sobre o Autor

Pedro Cabral é neurologista pediátrico, dedicando-se desde os anos 80 à epilepsia e à neurologia do desenvolvimento. Especializou-se em Neurologia no Hospital de Egas Moniz. Foi bolseiro da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento na Universidade Católica de Lovaina. Em Lisboa, exerceu as funções de assistente hospitalar de Neurologia Pediátrica no Instituto Português de Oncologia e no Hospital Dona Estefânia e de chefe de serviço no Hospital de São Francisco Xavier. Foi consultor de Neurologia Pediátrica na Liga Portuguesa dos Deficientes Motores, no Hospital de São Roque (Misericórdia), no Hospital do Espírito Santo de Évora e diretor clínico do CADIn. Dirigiu o Departamento de Neurociências no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e é coordenador do Centro de Referência de Epilepsia Refratária do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental / Centro Hospital Universitário de Lisboa Central.