segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Amor, paixão, arte e loucura no Portugal de finais do século XIX


Maria João Fialho Gouveia, humanista e amante das Artes, da História e da Cultura, lança o seu nono livro a 21 de outubro e junta-o à sua vasta coleção de romances históricos, dos quais a Bertrand Editora publicou já Os Távoras – Entre a virtude e o pecado e Dona Filipa e Dom João I – Unidos pelo amor e pelo reino.

O Primeiro Amor de Dom Carlos acompanha o primogénito de Dom Luís I e de Dona Maria Pia, e herdeiro do trono, num verdadeiro périplo pelo final do século XIX em Portugal, a partir do momento em que conhece Amapola.

O primeiro encontro de Carlos e Amapola dá-se em Cascais, durante o verão de 1879. Ela tem uma casa de férias no Monte Estoril, ele instala-se, como habitualmente, na Cidadela daquela vila. Amapola de la Gran Torre Caminha de Castro é uma fidalga luso-galega, de apregoadas origens, mas estatuto mediano. Dom Carlos é o primogénito de Dom Luís I e de Dona Maria Pia e, como tal, futuro rei de Portugal. É esta a distância que os separa.

Une-os, porém, o mesmo apego à arte e à cultura, nomeadamente à pintura, a que ambos gostam de entregar-se. E, sobretudo, enlaça-os uma paixão avassaladora, que os obriga a fugir juntos e a enfrentar as amargas consequências do seu desvaire. Uma azeda discussão vem interromper o seu idílio – a distância, afinal, não é apenas de estatuto, mas também de valores –, a que logo se junta o inesperado noivado de Dom Carlos com uma princesa estrangeira.

Apesar de desolada e de coração partido, Amapola é levada a desposar um antigo pretendente, e as vidas do príncipe real e da fidalga luso-galega seguem, aparentemente, em paralelo, sem pontos de contacto. Mas estará o seu grande amor esquecido? Conseguirão eles resistir à atração que os ata um ao outro?

Sobre a Autora

Maria João Varela Santos Fialho Gouveia é filha dos anos 60 e do Estoril. Diz-se uma hippie, humanista, animalista e amante das Artes, da História e da Cultura. Cursou Comunicação Social, Línguas e agora História. Jornalista há quase 40 anos, passou pelas várias áreas da imprensa. Hoje abraça a literatura, definindo a aventura da escrita como uma doce e viciante solidão que lhe completa a alma. Mulher de causas, mantém ainda a afincada militância pelos direitos humanos e dos animais.
Tem nove livros publicados: Fialho Gouveia – Biografia Sentimental, Dona Francisca de Bragança – A Princesa Boémia, As Lágrimas da Princesa, Inês, Sob os Céus do Estoril – Um romance entre espiões no Estoril da Segunda Guerra Mundial, Maria da Fonte – Rainha do Povo, Os Távoras – Entre a virtude e o pecado, Dona Filipa e Dom João I – Unidos pelo amor e pelo reino e agora O Primeiro Amor de Dom Carlos.