quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Exposição "Vida e obra de Carlos Alberto Vidal"


Antes de assumir a simpática personagem, Carlos Alberto Vidal tinha já uma bem sucedida carreira artística como compositor e intérprete. Deve-se ao notável instinto de Júlio Isidro mais esta descoberta, no célebre programa Passeio dos Alegres da RTP em 1982. Foi através deste programa que Portugal se apaixonou por “As Cantigas do Avô Cantigas”. Ninguém ficou indiferente ao talento e bom gosto desta eterna personagem que tem atravessado várias gerações de admiradores. 

É na verdade extraordinária a longevidade da icónica personagem que os seus criadores Carlos Alberto Vidal e António Pinho conceberam com enorme talento e criatividade - o nosso “Avô Cantigas”. 

Inteligentemente, Carlos Alberto Vidal tem adaptado a sua “personagem” às inquietações que o mundo actual atravessa. Destaca-se principalmente a sua preocupação com o clima, os direitos das crianças, a segurança rodoviária e outras importantes causas. Ao longo dos anos Carlos Alberto Vidal tem levado a sua personagem às crianças internadas no Instituto Português de Oncologia assim como a lares de 3.ª idade. A personagem é hoje um avô que não envelheceu e se adaptou às exigências do mundo actual. Um avô “irreverente e ousado…”. 

É a exposição da vida e obra desta figura tão querida dos portugueses que está patente no Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais (junto ao Auchan de Cascais). A exposição está aberta ao público de terça a domingo, das 15 às 19 horas, até dia 19 de Dezembro.