quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Planeta Azul este lindo e enorme berlinde azul suspenso num mar de estrelas


Cruzámos o globo, das águas quentes dos trópicos às mais frias dos polos, para explorar o modo como a vida acontece sob as ondas. As câmaras subaquáticas mudaram muito desde que aquele primeiro tubarão bateu com o focinho na câmara, mas o nosso Planeta Azul continua a acolher animais extraordinários. É um local deslumbrante e frágil. Nele há ainda tanto a descobrir como a proteger. Portanto, presta atenção a este livro e fica a conhecer maravilhas que nunca imaginaste que existissem.

Aceite o desafio de David Attenborough, que assina o prefácio do novo livro de Leisa Stewart-Sharpe e da ilustradora Emily Dove. Planeta Azul, já disponível nas livrarias, convida os leitores a mergulhar nas profundezas do oceano e a conhecer todos os segredos escondidos sob as ondas.

Baseado na série Planeta Azul II, o documentário mais premiado de sempre da BBC, e transmitido pela RTP em Portugal, Planeta Azul partilha do mesmo deslumbramento, emoção e humor do programa televisivo para dar a conhecer o quanto se pode amar o oceano, que ocupa cerca de 71% da face da Terra. A excelência desta série informativa surge agora em livro, dirigido a crianças a partir dos 9 anos em leitura autónoma e a partir dos 6 em leitura acompanhada, com uma linguagem adaptada aos mais novos, ilustrações apaixonantes e curiosidades inéditas, sem descurar o rigor científico – a edição da Bertrand Editora foi revista por uma equipa de três cientistas portugueses especializados no tema.

Ainda que acolha a maior diversidade de vida no nosso planeta, o mar é o ambiente menos explorado. Embora haja muito a aprender e mais de um milhão de espécies a descobrir, sabemos que o oceano é o motor do Planeta Azul, a nossa casa. Minúsculas plantas marinhas produzem mais de metade do oxigénio do mundo, o oceano absorve uma grande parte do dióxido de carbono que torna o nosso planeta mais quente e milhares de milhões de pessoas precisam da vida marinha para se sustentar. O nosso futuro depende do oceano.