sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Frágil, de Jodi Picoult

Frágil, de Jodi Picoult, chega às livrarias portuguesas. Com este livro, a autora confronta o leitor com um dilema ético: Até onde estaria disposto a ir para garantir o futuro de um filho(a)?

Esta é a história de uma família ligada pela tragédia, pela vontade desesperada de impedir que os seus laços se rompam e, acima de tudo, pela imensa capacidade de amar.

Uma história inesquecível sobre a fragilidade da vida e até onde estamos dispostos a ir para a proteger. Charlotte, mãe de Willow, que nasceu com osteogénese imperfeita, tem de processar a doutora Piper Reece para poder receber uma indemnização, mas a sua obstetra é... a sua melhor amiga. Charlotte terá ainda de afirmar perante o júri que, face a uma doença rara tão grave, desejaria que a sua filha nunca tivesse nascido.

Sinopse

Até onde estaria disposto a ir para garantir o futuro de um filho? Quando Willow nasce com osteogénese imperfeita, uma doença grave que a faz ter ossos extremamente frágeis, os seus pais, Charlotte e Sean, ficam arrasados – a menina vai sofrer centenas de fraturas ao longo de uma vida de sofrimento e dor. Se por acaso tropeçar e cair, pode ter uma fratura exposta e passar os seis meses seguintes em tratamentos que a impedirão de andar. Depois de anos de cuidados constantes com Willow, a família está à beira da falência. Uma dupla de advogados propõe à mãe, Charlotte, uma oportunidade de salvação: processar a obstetra por acompanhamento médico indevido e por não ter diagnosticado a doença de Willow a tempo de poderem optar por fazer um aborto. A indemnização pode assegurar a Willow um futuro tranquilo, mas, para a obter, Charlotte tem que processar a doutora Piper Reece, a sua obstetra e melhor amiga, e afirmar perante o júri que, face a uma doença rara tão grave, desejaria que a sua filha nunca tivesse nascido... Uma família ligada pela tragédia, pela vontade desesperada de impedir que os seus laços se rompam e, acima de tudo, pela imensa capacidade de amar, numa história inesquecível sobre a fragilidade da vida e até onde estamos dispostos a ir para a proteger.