segunda-feira, 15 de junho de 2020

Como Deixar-se de Masturbações Mentais e Desfrutar da Vida



Atrás deste título provocador, esconde-se um manual pronto a usar que qualquer neurótico, ou aspirante a neurótico, deve ter sempre à mão. Aqui encontra técnicas de ioga, budistas e zen, praticadas há vários séculos pelos orientais - que, claro, também têm a sua dose de neurose -, mas que podem ser facilmente importadas pelos coitados dos ocidentais. A neurose e, em especial a sua forma mais difundida, a neurose depressiva, que afecta actualmente grande parte da população, inunda-nos de medos e angústias que nos impedem de desfrutar da vida e das relações com os outros.

Se aprendermos a controlar o pensamento neurótico e pouco a pouco voltarmos à realidade da qual temos estado afastados, saberemos como eliminar esses inúteis pensamentos obsessivos, as chamadas masturbações mentais, que nos impedem de alcançar o equilíbrio e de nos sentirmos em sintonia connosco próprios.

Giulio Cesare Giacobbe, um conceituado psicoterapeuta italiano, apresenta-nos diversas técnicas para atingir este objectivo. Uma delas é, sem dúvida, aprendermos a rirmos de nós próprios; daí a linguagem mordaz e humorística que utiliza para nos explicar as suas teorias.

Neste pequeno grande livro, que se tornou um bestseller em diversos países, está reflectida a corrente do rio da sabedoria que corre em direcção à felicidade, mas no qual nenhum de nós encontra tempo - ou vontade - para mergulhar.

Editora: Esfera dos Livros