terça-feira, 23 de junho de 2020

Nova temporada de Mega Barcos no Canal Odisseias



Hoje em dia, aventureiros, exploradores e caçadores de fortuna sentem-se mais atraídos do que nunca pelo mar. É lá que nos esperam os últimos mistérios do planeta, um mundo hostil que, para a sua conquista, exige alguns dos maiores desafios de engenharia. Ferramentas tecnológicas, novas e enormes, ajudam-nos a superar os grandes obstáculos marítimos, quer sejam físicos, como as enormes tempestades em alto mar ou as subidas repentinas do nível da água, quer tecnológicos, como o transporte de grandes quantidades de mercadorias ou a obtenção de energia e matérias primas. Estes são alguns dos mega-barcos que nos abrirão as portas à conquista definitiva do oceano

1. Iceberg Airforce 
Segunda-feira 6 de Julho, 22h30
Durante seis meses por ano, um avião Hércules C-130 da Patrulha Internacional do Gelo monitoriza a ruela dos icebergs, ao largo da costa da Terra Nova, no Canadá. Este ano, mais de mil icebergs estão à deriva e são uma ameaça para as rotas de navegação mais importantes e para as plataformas petrolíferas. Graças à tecnologia por satélite e aos drones de última geração, os vigias dos icebergs mantêm limpas estas vias marítimas.


2. Escudo Holandês contra Tempestades 
Segunda-feira 13 de Julho, 22h30
No século XX, os Países Baixos conceberam o sistema de controlo de água mais avançado do mundo, mas esse sistema começou a dar problemas. Com o nível da água a subir e a terra a afundar, os holandeses estão numa corrida contra relógio para fortalecer a rede de barreiras que se estende ao longo de toda a sua costa e que protege mais de 17 milhões de pessoas.

3. Metrópoles Marinhas 
Segunda-feira 20 de Julho, 22h30
Num mundo com cada vez mais população, o desafio que enfrentamos é encontrar mais espaço para construir. Um novo Waterworld está a surgir no horizonte e, em breve, poderíamos trocar as botas de trabalho por barbatanas. Unimo-nos a alguns destes pioneiros - Seasteaders e Aquatechs – que tentam criar uma civilização nova que teria a sua base nas cidades flutuantes do futuro.

4. Hospital Marítimo 
Segunda-feira 27 de Julho, 22h30 
O USNS Comfort é o maior barco-hospital do planeta e tem como missão levar esperança e cuidados médicos aos países mais necessitados. Este barco humanitário de 70.000 toneladas tem o comprimento de dois quarteirões e capacidade para armazenar combustível que chega para dar uma volta ao mundo. Nesta gigantesca unidade de cuidados intensivos flutuante, a actividade é trepidante 24 horas por dia.



5. The Riverines 
Segunda-feira 3 de Agosto, 22h30
 A frota de acção litoral da Marinha dos EUA pode chegar aos lugares mais inacessíveis da costa, refúgio de traficantes, piratas e terroristas. A sua origem foi um esquadrão rebelde que surgiu nos pântanos do Vietname, chamado The Riverines. Hoje em dia, têm à sua disposição um novo barco de grande potência, ágil e fortemente armado, e a frota cresceu até incluir o maior jetboat do mundo e um hovercraft de 110 toneladas que leva os soldados directamente à margem

6. Ocean Electric 
Segunda-feira 10 de Agosto, 22h30 
Nas remotas ilhas do norte da Escócia, está a ser testada uma frota das mais potentes mega-máquinas marinhas alimentadas pela força do oceano para a produção de energia limpa e renovável. É um projecto muito caro e ainda está na fase de teste, mas se estas mega-turbinas conseguirem laborar em condições marinhas extremas, abrir-se-ia a porta a uma tecnologia capaz de fornecer energia aos três mil milhões de pessoas que vivem nas costas de todo o mundo.

7. Controlo de Tráfico Marítimo 
Segunda-feira 17 de Agosto, 22h30
O porto de Halifax é um imã para os maiores mega-barcos do mundo, de navios de cruzeiro e navios de guerra a navios-cisterna e porta-contentores. Mas, num dos portos mais movimentados, frios e dados a tempestades da costa leste do Canadá, a tarefa de atracar estas mega-máquinas marinhas de forma segura exige inteligência, sangue frio e uns estômagos de aço.

8. Lanchas de Competição Offshore 
Segunda-feira 24 de Agosto, 22h30
Na Florida, disputa-se uma prova do Campeonato Mundial de Motonáutica Offshore. Dois pilotos estreiam-se aos comandos de um catamarã de alta velocidade que custou mais de um milhão de dólares e cinco anos de trabalho. Está na hora de pôr à prova as suas possibilidades numa prova contra uma frota de veteranos experientes com lanchas a motor que podem ultrapassar os 250 quilómetros por hora.

9. Super-Iates 
Segunda-feira 31 de Agosto, 22h30
Os super-iates são as embarcações de maior luxo que cruzam os mares e representam o pináculo da tecnologia marinha devido aos seus exigentes padrões de elegância. Com um valor de mercado que pode atingir os seiscentos milhões de dólares, sultões, empresários e celebridades tentam usá-los para confirmar o seu poder e riqueza. Quer seja para almoçar num iceberg, mergulhar em águas inexploradas ou ter acesso a montanhas virgens para esquiar, o desejo de aventura dos mais ricos está a incentivar os designs futuristas dos mais recentes super-iates.


10. Guarda Costeira 
Segunda-feira 7 de Setembro, 22h30
A segurança das águas que rodeiam as 137 ilhas do Havai depende da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Agora, estão a testar uma nova arma de 700 milhões de dólares, o National Security Cutter Kimball. Subiremos a bordo deste mega-barco para conhecer, pela mão da tripulação, todos os seus segredos, como funciona o seu novíssimo sistema de navegação, as suas ultramodernas lanchas de resgate ou o seu arsenal de artilharia.

12. Mega-Submarino 
Segunda-feira 21 de Setembro, 22h30
Ao largo da costa das Bahamas, uma equipa de exploradores de águas profundas da OceanX acaba de receber as chaves de um novo submarino de investigação de última geração. Mas, antes de mergulhar nas profundezas, é preciso comprovar que consegue aguentar as pressões abissais. Conheceremos, em primeira mão, este monstro marinho de cinco milhões de dólares.

11. Super-Ferry 
Segunda-feira 14 de Setembro, 22h30
O Francisco é o ferry de alta velocidade mais veloz do mundo. Duas vezes por dia percorre o percurso entre Buenos Aires e Montevideu, atravessando o Rio de la Plata, em pouco mais de duas horas. Foi o primeiro a usar gás natural liquefeito como combustível, e tem capacidade para transportar 1000 passageiros e 150 veículos, o que torna este catamarã um rival muito duro para as linhas aéreas, tanto graças à sua segurança e capacidade de transporte como à sua comodidade.

13. Super-Motores 
Segunda-feira 28 de Setembro, 22h30
A necessidade de transportar pessoas e mercadorias através da água é cada vez maior. Ao mesmo tempo, os regulamentos referentes aos motores diesel que sempre se usaram estão a tornar-se cada vez mais estritos. Para se manterem à tona, os engenheiros náuticos estão a revolucionar a propulsão em alto mar com a utilização dos primeiros motores híbridos e de novos sistemas eléctricos.