segunda-feira, 29 de junho de 2020

"Parto sem dor" seleccionado para o IndieLisboa



Parto sem dor, filme realizado por Maria Mire, foi seleccionado para integrar a Competição Nacional de curtas-metragens do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema, cuja 17ª edição se realiza entre 25 de Agosto a 5 de Setembro de 2020.

O filme marca a estreia de Maria Mire na realização e é uma homenagem pessoal da realizadora à`médica obstetra Cesina Bermudes (1908-2001), pioneira da introdução do parto sem dor em Portugal e resistente anti-fascista, que ajudou no parto muitas mulheres na clandestinidade. Cesina Bermudes foi a primeira mulher portuguesa a doutorar-se em medicina.

Sobre o filme, realizado e produzido de forma completamente independente, a realizadora revela: Na preparação deste filme, o mergulho histórico foi feito inicialmente através da leitura dos inúmeros textos científicos escritos por Cesina Bermudes, assim como da consulta a documentos históricos nos arquivos nacionais sobre o período do fascismo e da realização de entrevistas a pessoas que foram suas pacientes, colegas ou que se ligaram a ela em algum momento da sua vida.


Parto sem dor / Documentário / HD / 21’ / 2020
Sinopse
Através de arquivos e exercícios de memória, conta-se a história da médica obstetra Cesina Bermudes. Uma conversa que começa no peitoril de uma janela e que se prolonga através de uma intimidade imaginada: “Varria o chão do piso térreo de uma casa que tínhamos ocupado em Lisboa. Oiço bater à janela. Aproximo-me e vejo-te, na altura terias cerca de 80 anos. Estavas com um cabelo muito bem enrolado e vestida de branco, apoiada numa bengala... lembras-te?”