quarta-feira, 24 de junho de 2020

Caso Mental Português, de Fernando Pessoa



O Caso Mental Português é o título de um ensaio, publicado em 1932, que analisa o fenómeno do provincianismo como uma peculiaridade da mentalidade portuguesa. Mas o «caso» dos portugueses vai surgindo nas reflexões de Fernando Pessoa ao longo da sua vida de escritor. Este livro — com edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith — reúne textos de Pessoa, dois dos quais inéditos, que se debruçam sobre variados aspectos do carácter português: o provincianismo, a falta de cultura enraizada, o excesso de imaginação, a incapacidade de iniciativa e a ausência de civismo, mas também o cosmopolitismo, a adaptabilidade instintiva. O todo constitui um acutilante e decerto discutível retrato da personalidade nacional nos tempos de Pessoa, talvez válido ainda nos dias de hoje.

A 7 de Julho, a partir das 19:00, decorre o lançamento online da obra, no Facebook da Assírio & Alvim, num live streaming protagonizado por Fernando Cabral Martins e Richard Zenith, editores da obra, e Vasco David, editor da Assírio & Alvim.


Sinopse
«Se, por inabilidade minha, não traí o meu pensamento, o leitor terá já formado, sem dúvida, uma ideia bastante clara da espécie de homem que o português é. Individualista por emoção e não pela vontade; doce, por ser mais emotivo do que apaixonado (como é o espanhol); indisciplinado perante as regras, disciplinado perante os chefes — e ei-lo, tal como é necessário conhecê-lo para o compreender politicamente.»
Fernando Pessoa


PVP: 14,40 €
O livro estará disponível nas livrarias a 25 de Junho.