sexta-feira, 19 de junho de 2020

Nómada é finalista de prémio literário Italiano



Nómada, de João Luís Barreto Guimarães, acaba de ser anunciado como finalista do prestigiado Prémio Literário Camaiore – Francesco Belluomini, em Itália, na categoria de Prémio Internacional. É a segunda vez que João Luís Barreto Guimarães figura nesta lista; no ano passado, o autor – que além de poeta e tradutor também é médico (Medicina e Cirurgia) – foi nomeado para o mesmo prémio com o livro Mediterrâneo, também publicado pela Quetzal Editores (e que ganhou em 2017 o Prémio de Poesia António Ramos Rosa). Os cinco finalistas serão escolhidos até 20 de Junho, sendo o vencedor anunciado a 19 de Setembro. 

Em edições anteriores, o Prémio Camaiore, um dos mais prestigiados no domínio da poesia, foi atribuído a Evgueni Evtuchenko (1987), Lawrence Ferlinghetti (1998), também autor publicado pela Quetzal  Editores, Ernesto Cardenal e Seamus Heaney (2010) ou Nuno Júdice (2017).
Em Abril de 2019, Nómada arrecadou o prémio de Melhor Livro de Poesia naquela que foi a primeira distinção nesta categoria dos Prémios Bertrand.