terça-feira, 16 de junho de 2020

Poesia Completa, de Maria Alberta Menéres



Poesia Completa é o mais fiel do títulos, no sentido em que abarca todos os livros de poesia publicados por Maria Alberta Menéres, desde 1952 a 1996. A edição deste livro estava prevista para assinalar o primeiro aniversário da morte da autora, a 15 de Abril passado, mas devido às circunstâncias que, entretanto, afectaram o mercado editorial, só agora chega às mãos dos leitores. O livro estará disponível nas livrarias a 4 de Junho.

Publicam-se, assim, pela primeira vez num único volume, não só os seus livros de poemas Intervalo, Cântico de Barro, A Palavra Impercetível, Água-Memória, O Robot Sensível, A Pegada do Yeti, Os Mosquitos de Suburna e O Jogo dos Silêncios, como ainda textos e poemas dispersos. Abarcando mais de 280 poemas, dos quais dois absolutamente inéditos, este livro revela ainda um poema visual, um ensaio sobre poesia e um conto fantástico escrito em 1967, aqui incluído dada a sua natureza poética.

As características mais marcantes de toda a imagística da poesia da Maria Alberta Menéres são «talvez o espanto e o insólito, mas também a liberdade e a solidão sempre presentes no subsolo do seu caminho poético», explica-se no posfácio da obra assinado por E. M. de Melo e Castro. «Em todos estes títulos está escondida uma quase contradição na qual a sua autora ambiguamente projecta o seu estar na poesia e o espanto que ver o mundo e ver-se nele a si própria lhe provoca», lê-se mais adiante.


Sinopse

PRÓLOGO
Ninguém pode saber o que sofremos
quando apenas calamos
somos o livro que nós próprios lemos,
e desfolhamos


PVP: 28,00€