quinta-feira, 25 de junho de 2020

Grupo Roullier elege Falua para o arranque do projecto de vinhos em Portugal


A Falua, referência consagrada na produção de vinho na Região do Tejo, foi adquirida em 2017 pelo Grupo Roullier, que elegeu uma empresa com 25 anos de história no mercado nacional e internacional para o arranque do projecto de vinhos em Portugal.

Presente noutras áreas de actividade em 131 países, o Grupo Roullier conta com mais de 8 mil colaboradores em todo o mundo e um volume de negócios superior a 2 mil milhões de euros, integrando a Falua como primeiro investimento no sector do vinho, reforçando a riqueza e a expressão de um terroir único.

Fundada em 1994 e sediada em Almeirim, onde instalou um moderno centro de vinificação, a Falua detém um total de 270 hectares – entre 70 hectares de vinhas próprias, aos quais se juntam 200 hectares de agricultores que acompanha há muitos anos – que dá origem a um portfólio diversificado que integra marcas de referência como Conde Vimioso, Falua, Monte da Serra, Nazaré North Canyon, Tagus Creek e Tercius. Com um volume de negócios acima de 7M€ em 2019, a Falua exporta 60% da produção para mais de 20 países em todo o Mundo, com destaque para a Polónia, Reino Unido, Brasil, Suíça, China e Colômbia entre os principais mercados.

Já no presente ano, abraça um novo desafio com a entrada na sub-Região Monção- Melgaço, na Região dos Vinhos Verdes, conhecida como o berço da casta Alvarinho e associada à produção de vinhos brancos de qualidade superior, com a compra de uma adega aí sediada, o que reflecte bem o objectivo inequívoco do Grupo francês em fazer crescer, com prestigio, o negócio de vinhos em Portugal.

Uma aposta séria e ambiciosa no sector dos vinhos em Portugal levou o Grupo Roullier a formar uma nova equipa de gestão, com a missão de criar e desenvolver um projecto de vinhos sólido e de sucesso em Portugal e no Mundo: Rui Rosa, Administrador da filial do Grupo Roullier em Portugal há mais de 20 anos, acumula desde 2017 a Administração do Grupo para o sector vitivinícola.

Antonina Barbosa, ligada ao sector dos vinhos há 20 anos e à Falua desde 2004, assumiu em 2019 a Direção Geral do projeto de vinhos, acumulando com a Direção de Enologia. Na área comercial conta agora com duas Direções Comerciais - António Montenegro no Mercado Nacional e Nicolas Gianonne na Exportação, ambos com experiência e resultados reconhecidos no sector. Ao longo dos últimos meses a Falua tem ainda restruturado áreas fundamentais como a Viticultura, Produção, Marketing, Comunicação e Qualidade, mantendo equipas experientes e altamente qualificadas como garante do futuro do seu projecto.