quinta-feira, 25 de junho de 2020

Vans apresenta Breaking Boundaries


A Vans apresenta o lançamento mundial de um novo documentário de surf, "Breaking Boundaries: Uma prancha de surf para Trinidad & Tobago". Breaking Boundaries destaca o surfista Chris Dennis e os seus esforços contínuos para proporcionar aos jovens carenciados do seu país natal, o acesso à mesma fuga que ele teve para salvar a sua vida - surfar. O documentário está disponível para ver agora no canal de YouTube da Vans.

"Trinidad e Tobago têm dois lados diferentes", comenta Dennis sobre a região única. Embora o país promova as belas praias e é uma das nações mais ricas do Caribe devido em grande parte às suas reservas de petróleo e gás natural, a desigualdade económica do país é impressionante e muitas comunidades vivem em situação de pobreza. Chris fez da sua missão de vida, partilhar o poder transformador do surf com os jovens dessas comunidades.

Desde o momento em que ele testemunhou o surf pela primeira vez, observando com admiração do penhasco nas traseiras da sua casa de infância, Chris ficou encantado. Depois de vencer o primeiro concurso local - Chris brinca sobre como era verde, tendo que pedir emprestado um rash guard a alguém na praia - aproveitou o momento e construiu a sua própria carreira de surf nas circunstâncias mais improváveis. Por fim, Dennis viu-se a viajar pelo mundo, competindo na World Qualifying Series Tour, onde fez muitos contactos ao longo da vida. Este período de exploração foi um abre olhos para Chris e as suas experiências no exterior, mudaram a maneira de pensar sobre o mundo. As suas viagens levaram os problemas sociais que a sua comunidade estava enfrentando em casa para um maior alívio.

De volta a Trinidad, Chris começou a trabalhar diretamente com os jovens da sua comunidade. Começou ligeiramente por ensinar duas crianças a surfar, sem grandes planos em mente. No processo, tornou-se mais ciente do valor do surf nessas jovens vidas, como o surf fornecia oportunidades educacionais, recreativas e até aspiracionais que, de outra forma, não estavam disponíveis. Chris testemunhou em primeira mão como o surf afastou as crianças do crime, abuso, situações difíceis em casa e outras armadilhas da pobreza.

À medida que o seu programa improvisado de orientação sobre surf crescia e o entusiasmo local pelo surf aumentava, a falta de equipamento tornou-se um obstáculo ao progresso do programa. Entra Dane Gudauskas - um velho amigo da tour profissional – e o seu programa sem fins lucrativos fundado com os seus irmãos Tanner e Patrick, a Positive Vibe Warriors Foundation.

Através de Dylan Graves e da fundação dos irmãos Gudauskas, Chris juntou-se à Waves for Change, uma organização sem fins lucrativos sul-africana com a qual os Positive Vibe Warriors, em parceria com a Vans, trabalharam numa unidade de pranchas de surf extremamente bem-sucedida em 2017. O plano era sediar uma iniciativa semelhante para reforçar os esforços de Chris. O caminho para Trinidad e Tobago juntou lojas e comunidades de surf nas duas costas dos EUA e recolheu mais de 200 pranchas de surf. Com base nesse apoio, além do treino e orientação dos seus novos amigos no Waves for Change, Chris fundou o programa sem fins lucrativos Waves for Hope em 2019.



Na sua essência, Breaking Boundaries é sobre união, dentro da comunidade mundial de surf e da humanidade como um todo. É a esperança de que todos os envolvidos nessas pranchas gerem um efeito dominó, incentivando os surfistas de todo o mundo a contribuírem com fundações como os Positive Vibe Warriors, Waves for Change e Waves for Hope, e a lançar iniciativas socialmente benéficas por conta própria. Ao juntar cenas de surf de todo o planeta e as pessoas que as dirigem, é possível influenciar uma mudança social muito maior. É um espírito que Chris acredita que pode se espalhar muito além do mundo do surf.

"É mais do que pranchas de surf e é mais do que uma prancha para nós", afirma Chris. "É algo humano. Se partilharmos e realmente cuidarmos um do outro, muitos dos nossos problemas serão solucionáveis. Então isso significa o mundo.”